Título de artigo pode ser pedra angular na carreira
Um artigo científico cujo titulo foi bem escolhido tem mais leituras e mais citações!
Poucos refletem sobre os títulos de seus artigos científicos e até mesmo sobre os das teses. O revisor do texto poderá oferecer alternativas, mas considere um pouco os princípios que apresentamos.
O título do artigo científico deve ser definido, se possível, com o menor número de palavras para descrever adequadamente seu conteúdo. Digamos que ele seja o "cartão de visita" do trabalho. A maioria das pessoas que acessam o artigo não o lê completamente, um dos motivos que desencadeiam essa situação é um título desinteressante que não reflita o conteúdo do artigo com precisão e clareza. O título é parte de um texto, e parte importante, sobre a qual é necessária alguma reflexão e para cuja elaboração existem técnicas.
![]() |
Nunca despreze a importância do título. |
Primeiramente, pense bem sobre o conteúdo de seu trabalho, identificando termos relevantes e, por meio de pesquisa, apurando títulos de trabalhos semelhantes e tentando identificar o seu dentre eles.
O título deve ter as seguintes características:
- Ser atraente, para que descreva o conteúdo do artigo de forma específica, clara, precisa, breve e concisa.
- Ativar a atenção do leitor a identificar o problema central do trabalho facilmente.
Existem vários tipos de erros a serem evitados nessa etapa, os mais frequentes são:
- Erros de concisão: não obter brevidade ao expressar os conceitos, impedindo o título de passar uma mensagem precisa e com o menor número de palavras possível.
- Muito longo: títulos com muitas palavras não são atraentes. Fique atento ao tamanho do título, que deve expressar uma totalidade por meio de poucos termos.
- Muito curto (não diz muita coisa e nem orienta), ou seja, inespecífico.
- Preposições ou artigos em excesso.
- Erros de clareza, ambiguidade ou palavras vagas.
- Vocabulário não acessível aos leitores (linguagem excessivamente técnica).
- Uso de terminologias incomuns ou antigas, dificultando o entendimento.
- Uso de abreviaturas, fórmulas químicas, neologismos.
- Títulos interrogativos que geralmente tornam-se ininteligíveis e, por isso, não são indicados.
O autor tem três chances para escolher, modificar, alterar o título do artigo: antes de iniciar o trabalho; no decurso da escrita; no final da redação do artigo, e se depois destas três chances não for alcançado um bom título, talvez o seu artigo tenha poucos leitores e não se destacará. Exite uma chance extra: contar com um bom revisor de textos que sugira sobre esta importante parte do trabalho!
Os exemplos mais comuns de títulos são:
- "Estudo sobre..."
- "Relatório..."
- "A investigação sobre..."
- "Contribuição para..."
- "Os resultados de um estudo sobre..."
- "A análise dos resultados..."
"Estudo" é a palavra mais utilizada nos títulos de trabalhos acadêmicos. Sua frequência é tamanha que não é recomendado seu uso para título de artigos científicos. Estudo é uma palavra excessivamente genérica e não ajuda em nada na descrição de um trabalho.
Além disso, uma versão abreviada do título pode ser solicitada pelas revistas devido à limitação de espaço. O título principal aparece geralmente no canto superior esquerdo das páginas e o título consecutivo na parte superior direita. Alguns periódicos indicam instruções para o autor, como o número máximo de caracteres para esse segundo e menor título, que geralmente não deve exceder 40 letras.
E mais: lembre-se de que, quando você apontar as "palavras-chave" em seu artigo, pelo menos duas ou três delas devem estar presentes no título do trabalho.
Em congressos e conferências científicas, o livreto de atividades do programa que é entregue ao público merece também atenção. Se você parar para analisar os títulos, pode perceber uma série de títulos incorretos, incompreensíveis ou desnecessários, o que faz com que muitos dos participantes não cheguem a assistir a apresentação oral do trabalho, mesmo podendo ser interessante e útil.
Recomenda-se, especialmente aos novos escritores, em caso de dúvida sobre a escolha do título, que consultem um profissional de revisão capacitado, verifiquem e analisem palavra por palavra usada nos títulos e procurem obter o máximo de exatidão segundo aos padrões exigidos pelas instituições científicas. É primordial também se atentar à sintaxe, pois a maioria dos erros gramaticais em títulos são encontrados na ordem das palavras.