Pular para o conteúdo principal

Encontrar um revisor de textos

Você precisa a ajuda de um revisor de textos?

Siga os cinco passos abaixo para encontrar o revisor que é adequado a seu projeto, a sua necessidade, e a seu texto.
Produzir texto sempre é seguido de revisar texto.
Escolha um bom revisor para sua
 dissertação e para a tese em seguida.
  1. Determine as habilidades do revisor de que você precisa: há diferentes tipos de revisores de textos – muito mais do que você pode imaginar. Consulte as definições de atividades editoriais e leia algumas postagens em nosso blog para encontrar o tipo de assistência, apoio ou serviço de que você precisa.
  2. Defina o escopo do seu projeto e orçamento, incluindo o calendário e o prazo final: para um projeto envolvendo texto acadêmico, por exemplo, veja tudo que a Keimelion oferece: desde a revisão (incluindo a preparação do texto) até a formatação, e confie em nossa pontualidade absoluta.
  3. Solicite o orçamento enviando o texto: não é necessário telefonar para o revisor, basta enviar o texto especificando o serviço que se deseja. Se o revisor demorar a responde, já não é bom sinal. Você precisa de alguém que tenha hábito de respostas rápidas às questões que surgem.
  4. Verifique o portfólio do profissional ou da empresa: há experiência sólida em revisão? O tipo de texto revisado (gênero textual) corresponde ao texto para o qual você precisa de revisor?
  5. Faça sua escolha conhecendo os detalhes do serviço: que tipo de controle o autor terá sobre o serviço? Como será feito o acompanhamento dos trabalhos da revisão? A formatação ficará ao gosto do autor? A Keimelion envia diariamente um estado da arte, não há surpresas ao fim do serviço; o autor sabe tudo que está acontecendo, o tempo todo, e pode redirecionar os critérios segundo sua preferência.

Qual será o preço da revisão do texto?

Os preços dos serviços de revisão variam consideravelmente dependendo de certos fatores, incluindo o seguinte:
  • tipo de trabalho a ser realizado;
  • qualificação e experiência do revisor;
  • complexidade do projeto;
  • maturidade e especialização profissional.

Mas não tenha dúvida: revisão é um serviço oneroso e o melhor serviço custará mais. Tenha muito cuidado com preços irrisórios, pois costumam ser praticados por pessoas em início de carreira ou por que revisa como atividade complementar, o que pode resultar em serviço de má qualidade ou em atrasos na entrega.

Por que você precisa de um revisor?

Um revisor pode ajudá-lo a comunicar eficazmente suas ideias. A qualidade de seu texto é importante para você. O bom texto procura a máxima eficiência na comunicação. Um revisor profissional pode ajudá-lo a transmitir uma mensagem que vai direto ao ponto, respeitando o orçamento e a agenda.

Quais são os focos do revisor de textos?

O texto está de acordo com os padrões usuais da língua? O tom adotado corresponde à finalidade do texto e está uniforme? Sua maneira de se expressar é respeitada e observada? Contar com experiência de um revisor é a melhor maneira de garantir que a gramática, estilo, sintaxe e o tom do texto estejam em conformidade com as regras e se submetam ao propósito do trabalho. Lembre-se: mesmo os melhores escritores precisam de revisão!
Um revisor, dependendo do que quer combinado, pode realizar as seguintes tarefas:
  • avaliação e análise de textos impressos;
  • coordenação da produção de materiais impressos;
  • correção de erros de ortografia e erros tipográficos;
  • editoração eletrônica;
  • gestão de projetos de grande porte;
  • pesquisa e verificação de dados;
  • preparação de boletins;
  • preparação de sumário e índice;
  • procurar fotos e ilustrações;
  • reformulação do texto;
  • revisão de traduções;
  • verificação de conteúdo, estrutura e estilo de um texto;
  • verificação de gramática, pontuação e coerência;
  • verificação na tela.

Postagens mais visitadas deste blog

Como escrever o resumo de sua tese ou dissertação

O resumo é parte necessária da apresentação final de uma tese, dissertação ou mesmo de um artigo. A versão final do resumo terá de ser escrita depois que você terminar de ler a sua tese para enviar ao revisor do texto. Um resumo prévio, escrito nas diferentes fases do seu trabalho vai ajudar você a ter uma versão curta de sua tese a cabeça. Isso vai conduzir seu pensamento sobre o que é que você está realmente sendo feito, vai ajudá-lo a ver a relevância do que você está trabalhando no momento dentro do quadro maior, e ajudar a manter os vínculos que acabarão por conferir unidade à tese (dissertação, TCC, artigo). Resumo é uma apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento (NBR 6028:2003).  O que é um resumo? O resumo é um componente importante da tese. Apresentado no início da tese, é provável que seja a primeira descrição substantiva do trabalho a ser lida por um examinador ou qualquer outro leitor externo. Você deve vê-lo como oportunidade de definir as expectativas p…

Principais estilos de citações bibliográficas e referências

Os estilos de citações são muitos, cada revista científica, cada programa de pós-graduação decide qual estilo vai adotar, como fazer as citações.Primeiramente, vale informar que "estilos científicos" não são estilos "literárias", mas a edição de estilos, ou seja, modos de apresentação de conteúdo estruturados, formas de escrever artigos científicos, apresentação, organização de conteúdo, formas fazer abreviações, anexos e fotos presentes nos textos e, além disso, formas de citações bibliográficas e de referências. Por isso as formas de citações dependem de cada estilo científico.
Para trabalhar com estilos de citações, é melhor usar um gerenciador de bibliografias como Refworks, Zotero, EndNote, Reference Manager, BibText e outros similares. Mesmo o Word que todo mundo tem faz esse serviço. O que impressiona muito é que a quase totalidade dos autores brasileiros não faz uso de nenhum desses programas e nem sequer sabe que o próprio editor de textos mais comum faz o …

Como escrever um texto acadêmico – aspectos gerais e específicos

Um texto científico ou acadêmico é um complexo trabalho dissertativo ou narrativo que tem características próprias sobre sua concepção, criação e apresentação. Bons textos científicos acrescentam conhecimento mesmo quando levantam novas dúvidas, novos problemas ou novas abordagens sobre uma questão, permitindo que leitores encontrem realidade e humanidade em palavras que foram completamente estruturadas para apresentar ou discutir um enfoque específico de um tema. Não importa qual tipo de texto você queira ou necessite escrever – pode ser uma tese de livre-docência, de doutorado, uma dissertação, monografia, um artigo científico, relatório – você precisará de disciplina, energia criativa e de dedicação para a pesquisa, criação, revisão e edição do texto. Apresentamos algumas sugestões para contribuir na redação.
Antes de começar a escrever um texto acadêmico, considere: problema, tema, abordagem Tenha claro para si o tipo de texto que vai escrever e o público a que ele se destina. Ne…

Quatorze dicas para a hora de defender a tese

Depois de ter concluído a tese, é essencial que o aluno se prepare para a apresentação oral do trabalho. Um excelente texto não garante que a exposição na etapa final seja boa e, se o aluno não apresentar a tese de forma satisfatória, os examinadores podem subestimá-la ou até mesmo duvidar da preparação científica do candidato. Geralmente a apresentação oral da tese é geralmente é feita por meio de slides em Powerpoint ® (ou software similar) contendo texto, figuras, tabelas, desenhos e fotografias. Bons slides não são tudo. O aluno deve estar preparado e conhecer ponta a ponta o conteúdo, coordenando bem a apresentação conforme explica os slides e se comportando de forma adequada durante essa etapa do trabalho. Abaixo apresentamos algumas dicas, tanto referentes à formatação e estilo da apresentação de slides, como à discussão da tese – aplicáveis a muitos contextos, como um concurso, entrevista de emprego ou uma apresentação de negócios. 1) Conheça antecipadamente o material disponí…

A tese: material e métodos, resultados e conclusão, estilo e referências

A escrita da tese segue parâmetros distintos nas seções específicas do texto, guardando unidade de estilo e coerência entre todos os segmentos do trabalho. Material e métodos Nesta seção o autor deve explicar claramente como o experimento foi realizado, e como foi realizada a análise estatística dos dados, podendo também utilizar as sugestões indicadas para escrever a introdução e buscando garantir que: a.Os leitores possam compreender e avaliar o experimento do trabalho e o tema da tese;
b.Outros pesquisadores possam utilizar o estudo independente para verificar os resultados do mesmo ou de outros contextos e produções. Algumas dicas úteis para escrita da fase “material e métodos” são descritas a seguir:
1)Mencionar a data e o local onde foi realizada a prova experimental, especificando as coordenadas geográficas e/ou as características físicas e biológicas relevantes.
2)Descrever o plano experimental, incluindo os tratamentos aplicados, o número de repetições, a unidade experimenta…