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Reescrever o rascunho da dissertação de mestrado

Autores e orientadores constroem e reconstroem sentidos a partir de diferentes exercícios de escrita que se realizam em gêneros específicos do domínio discursivo compreendido por monografias, dissertações, teses, artigos, resenhas, resumos.

A cada fase da evolução do texto da dissertação o autor o submete ao orientador, a algum colega ou leitor crítico, ou o próprio autor relê sua produção e se estabelecem os objetivos, critérios e restrições para a tarefa de reescrita; o autor passa à avaliação de seu texto-rascunho. Revisão é procedimento posterior e envolve outro interventor no processo de produção do texto.
O autor da tese faz sempre o melhor possível. O revisor tenta melhorar.
Revisar o texto é limpar
muito o que foi escrito.
O subprocesso de avaliação da produção é o momento da reescrita em que o autor ou seu orientador lê seu texto com três objetivos: compreender, avaliar e definir problemas. Essa leitura é atenta, crítica e avaliativa. A leitura para reescrever deve ser processada como avaliação, para fins de julgamento do texto-rascunho. No decorrer dessa leitura, o autor precisa construir também “uma representação da resposta do leitor” ao que foi escrito em seu texto-rascunho.
A leitura avaliativa é enfatizada, pois permite ao autor, na reescrita, de acordo com o problema representado no rascunho, determinar o procedimento na tarefa de reescrever. São cinco as estratégias utilizadas referentes às ações da reescrita (ignorar, adiar, pesquisar, reescrever e corrigir), cada uma delas cabe em situações específicas que apresentamos a seguir.

A estratégia de ignorar

O autor aplica a estratégia de ignorar inadequações contidas em um texto em processo de reescrita sempre que detecta problemas que julgue não serem dignos de considerável atenção.
Autores experientes e inexperientes frequentemente usam a estratégia de ignorar determinados problemas dos textos baseados em um destes dois critérios: 1) “ignorar esse problema não criará confusão para o leitor”; ou 2) “encontrar uma solução para esse problema é muito difícil e não vale o esforço”. Em alguns momentos, ambos os critérios são utilizados simultaneamente. Constata-se acerca da aplicação da estratégia ignorar:
  • a decisão sobre o que ignorar depende de saber quando aplicar o critério;
  • a habilidade dessa discriminação separa autores inexperientes de autores experientes;
  • a ação de ignorar pode ser estratégia para controlar o processo de reescrita, ou estratégia de fuga nas mãos de autores inexperientes.

A estratégia de adiar

A adoção da estratégia de adiar está relacionada à decisão consciente dos autores em dividir o processo de reescrita em partes. Essa ação de adiar permite ao autor focar sua atenção seletivamente em uma parte da tarefa, enquanto ele estiver, por exemplo, determinando o objetivo de lidar, posteriormente, com outra parte. Essa estratégia é usada quando:
  • o autor escolhe priorizar a atividade de reescrita, lidando de modo hierárquico com uma classe de problemas por vez, por exemplo: reescrever primeiro os aspectos relacionados ao significado do texto; depois corrigir os aspectos gramaticais e estilísticos; por último, aspectos relacionados à polidez;
  • o autor precisa reler o texto para avaliar se o problema é maior ou menor em relação às outras modificações que devem ser feitas;
  • o autor não tem como remediar o problema do texto e escolhe adiar a solução se tornar aparente;
  • o autor precisa avaliar o texto mais criticamente para descobrir a melhor forma de proceder;
  • o autor precisa reescrever uma seção particular do texto antes de saber como resolver problemas em outras seções do texto.

A estratégia de pesquisar

A estratégia de pesquisar é utilizada para redefinir a representação do problema. O autor se esforça para definir de modo mais esclarecido a natureza do problema detectado no texto. Essa estratégia fornece melhor solução, uma vez que resulta desse processo de pesquisa a diagnose bem definida.
Nosso serviço de revisão de dissertação de mestrado é profissional.
A pesquisa e a reescrita da dissertação
de mestrado são contínuas até a versão
final ser encaminhada ao revisor.
A representação de um problema envolveria muitos processos, os mais importantes seriam a pesquisa na memória e a pesquisa no texto. Quanto à pesquisa na memória, o processo é resgatar experiência e conhecimento relevantes para representação do problema. Esse processo de pesquisa na memória ocorre rapidamente. Já a pesquisa no texto consiste em examinar o escrito para ter melhor entendimento do problema encontrado.
Na estratégia de pesquisar, a releitura com objetivos definidos ajuda a especificar melhor o problema e a encontrar todas as suas instâncias. Os objetivos são:
  • apontar a localização das asserções contraditórias;
  • verificar as informações redundantes ou ausentes;
  • avaliar a organização e a coerência;
  • localizar os argumentos que possam impactar inconvenientemente os leitores;
  • verificar a consistência dos subtítulos e de outros marcadores estruturais internos;
  • verificar a variedade de conectores das sentenças;
  • verificar a frequência com a qual uma frase, palavra ou conceito específico foi usado.

A estratégia de reescrever

A estratégia de reescrever é ação a que recorrem os autores visando, no exercício de reescrita, preservar o significado. Os autores não trabalham na busca por soluções para os problemas detectados. Eles seguem uma estratégia diferenciada: reescrever o texto-rascunho, pela reformulação.
Ao optarem por reformular o texto, o esforço é apenas para extrair do escrito sua essência, para, então, começar a reescrevê-lo novamente. Trata-se de expressar o significado do texto utilizando outras combinações linguísticas ou outra estruturação de orações e parágrafos. Na reformulação o autor, depois de recuperada a essência do texto, produz novo escrito, ou, depois de recuperado o significado de uma oração ou de um parágrafo, transforma a escrita do texto.

A estratégia de corrigir

A estratégia de corrigir é eleita quando o autor acredita que muito do texto pode ser salvo. Nessa ação, o autor diagnostica o problema e, depois disso, busca meio de solucioná-lo.
Esse procedimento é mais recorrente. Tanto os autores experientes quanto os inexperientes escolhem fazer diagnósticos e, então, selecionar procedimentos de solução para os problemas diagnosticados. Optar pela estratégia de corrigir não significa descartar a possibilidade de o autor diagnosticar, durante a aplicação dessa estratégia, problemas que requeiram maior elaboração. Nesse caso, as habilidades do autor experiente o colocariam em posição que lhes permita decidir, no momento da correção, sobre qual das estratégias de modificação do texto usar, se a de reescrever ou se a de corrigir.
A seleção da estratégia pode ser, pois, alternada no decorrer da atividade de correção. A situação do texto, o modo como ele se encontra elaborado e os problemas nele contidos é que direcionarão a estratégia a ser selecionada em cada ponto específico do rascunho ou diante de cada inadequação identificada.
O ato de corrigir também é complexo. Implica trabalho consistente no texto-rascunho, gerenciamento cognitivo, conhecimentos, disposição de tempo e aplicação de estratégias distintas e eficazes para detectar, diagnosticar e solucionar problemas contidos em diferentes níveis do texto em progresso, tendo em conta a audiência a que se destina o texto e o gênero em que ele se realiza.
Depois de todos esses processos de reescrita, quando o autor se dá por satisfeito com o estado do texto, cumpre passar à revisão – agora sim, é necessária a intervenção de um leitor qualificado e experiente, que não tenha interferido ainda, nem participado de nenhuma das fases da produção do texto, dos primeiros rascunhos até sua versão final, para revisar tudo. Essa visão externa e alterna, além de qualificada, é que permite ao revisor profissional o aperfeiçoamento final de qualquer texto. (Adaptado de Martins, C. da S. e Araújo, N. M. S.)

Revisão de texto e reescrita

Todo texto exige diversas releituras, revisões e reescritas antes de ser considerado satisfatório. Revisar o texto é o processo que requer alteridade: intervenção de alguém que não é autor. Reescrita é a modificação feita pelo autor. Releituras são feitas pelo autor e pelo revisor e são inúmeras. Nesse processo, o autor terá a oportunidade de reconsiderar uma série de decisões tomadas no início da produção.
Nesse processo cíclico de releituras, revisões e reescritas, analisam-se as decisões e a realização, no texto, quanto a diversos elementos:
  1. O leitor: inseri-lo no texto ou tratá-lo de forma neutra e distanciada. A opção escolhida foi mantida durante todo o texto? O leitor que você tem em mente é atendido durante todo o texto?
  2. O autor: insere-se no texto? Como singular ou plural (majestático)? Adota-se a forma impessoal genérica ou construções todas passivas? Foi mantida a uniformidade?
  3. O gênero de texto: que plano de escrita utilizar para a situação. O formato é adequado à situação? As exigências referentes ao gênero foram respeitadas ou há ambiguidades e inconsistências?
  4. As informações: o que informar e o que considerar pressuposto. As informações fornecidas são suficientes ou o texto ficou muito denso, exigindo muito do leitor? A introdução de informações novas é bem realizada? Há informações irrelevantes que podem ser dispensadas? Há excesso de informação? Há informações incompletas ou confusas? As informações factuais estão corretas?
  5. A linguagem: formal ou informal. A linguagem está adequada à situação? A opção escolhida tornou o texto harmonioso ou há oscilações súbitas e inadequadas?
  6. O vocabulário: As escolhas estão adequadas ou há repetições enfadonhas e pobreza vocabular? Algum termo pode ser substituído por expressão mais exata? Há clichês, frases feitas, excesso de adjetivos, expressões coloquiais inadequadas, jargão profissional?
  7. As estruturas sintáticas e gramaticais. O texto está correto quanto às exigências da língua padrão? As transições entre as ideias estão corretas e claras? Os conectivos são adequados às relações entre as ideias? A divisão de parágrafos corresponde às unidades de ideias?

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