Pular para o conteúdo principal

Revisão de texto urgente

Não deixe para última hora!

O maior equívoco de quem vai defender mestrado ou doutorado é deixar a revisão para a última hora. Será difícil encontrar um bom revisor disponível.
"Eu preciso de uma revisão e não tenho muito tempo; mas não se preocupe: tem pouco erro no meu texto. Dá pra você fazer pra mim? São só 400 páginas. Eu te entrego na sexta de tardinha e você devolve segunda antes do meio-dia..."
Venha revisar e formatar sua tese conosco.
A pressa é inimiga da revisão.

Todos os revisores já passamos por essa circunstância, já ouvimos um discurso equivalente a esse. Há uma série de equívocos por parte do autor que solicita algo assim e alguns dissabores aguardando por ele.
Primeiramente, ele está supondo que, assim como ele trabalhou em sua obra na maioria dos fins de semana nos últimos meses, os revisores tenham um calendário contrário ao da maioria das pessoas: trabalhem com afinco todos os fins de semana, sem compromissos sociais, afetivos, religiosos e as mais coisas a que os serem humanos dedicam suas horas de lazer. Revisor não tem vida social ou afetiva.
Em seguida, se o texto ainda não está pronto e ele prevê entregar na sexta-feira à tarde, com muita sorte, vai acabar domingo.
Mais, a única pessoa que dá conta de 400 páginas em três dias é o Prof. Word - na verdade ele gasta apenas alguns segundos; se você confia no trabalho dele, use-o, por sua conta e risco.
Outro ponto, o número de "erros" - de qualquer tipo - não interfere muito no tempo da revisão; pode até aumentar se o texto for uma catástrofe, porém, não diminui significativamente se for bem escrito, até porque o revisor estará mais atento a questões mínimas no desejo de contribuir. E revisão não é um jogo de erros, do tipo: encontrou todos, acabou! Revisão é processo de aperfeiçoamento, melhora, trabalho visando ampliar a comunicabilidade do texto.
Depois, revisão é trabalho que requer atenção; não pode ser feito em regime de continuidade em três turnos, como se a fadiga não repercutisse na qualidade do serviço. Revisão bem feita é a que faz o revisor descansado, que vê melhor os problemas e lhes dá a solução mais adequada.
Ah, e não pense que a urgência não tenha custo: é comum haver acréscimos de 30% até 100% sobre o preço normal se o cliente grita a palavra "urgente" e o profissional vai varar alguma noite ou fim de semana, perdendo a macarronada na casa da sogra. Quem quer revisão urgente paga mais por um serviço pior - na revisão urgente se faz o que é possível ser feito no prazo em que o necessário não cabe.
Mais um equívoco é supor que aquele excelente revisor que foi recomendado ou com quem o autor já trabalhou estará disponível ao tempo em que for procurado: não, não é assim. Bons revisores costumam ter boa demanda de trabalho e suas agendas são cheias. Daí, se aquele revisor estiver ocupado, vai ser necessário procurar outro. Há muitos na praça, de todos os preços e de todas as qualidades. Deixe para a última hora e aventure-se, se você gosta de emoções fortes.
A solução para o autor é fugir da urgência para o revisor por todos os meios possíveis. A primeira providência é ter em mente que seu prazo para a conclusão do texto não termina na hora de entregá-lo onde for o caso. O prazo do autor termina naquele dia, naquela hora - subtraídos os dias e a horas de que o revisor necessita para trabalhar. 
Contate o revisor antes, mas ele só poderá reservar o tempo para seu texto se você pagar arras. Eu trabalho assim: só abro espaço em minha agenda se o compromisso for selado com garantia em dinheiro. Senão, corro o risco de recusar outro trabalho e aquele previsto não chegar no dia! Prefiro não correr o risco de ficar ocioso e depois ter que trabalhar com urgência!
Share on Tumblr

Postagens mais visitadas deste blog

O gênero de discurso acadêmico-científico

O cientista deve conhecer o discurso acadêmico O gênero acadêmico-científico tem características próprias, baseadas na semântica linguística finalística, e se constrói na descrição de um sentido linguístico de objetivos restritos. Todas as esferas da atividade humana estão sempre relacionadas à língua. O uso da língua se dá em forma de enunciados (orais e escritos), concretos e únicos, emanados integrantes da atividade humana. O enunciado mostra as condições específicas e as finalidades de cada uma dessas esferas: conteúdo temático, estilo verbal e construção composicional. Esses três elementos convergem para o todo do enunciado e todos eles são marcados pela especificidade de uma esfera de comunicação . Vê-se, então, que qualquer enunciado considerado isoladamente, é individual, mas cada esfera de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, que são os gêneros do discurso. Cada esfera dessa atividade se diferencia e se amplia à medida que a própria e

A escrita acadêmica como requisito principal para a boa formação

O texto acadêmico é um gênero muito específico. O suporte para formação acadêmica é, boa parte, o texto. São textos em que as informações são assimiladas e textos produzidos para demonstrar o conhecimento apreendido ou produzido. Quando se fala em produção científica , os primeiros critérios que vêm à cabeça são a quantidade e a qualidade de artigos produzidos. O conceito de qualidade, no entanto, geralmente leva em consideração apenas o fator de impacto dos trabalhos, a quantidade de vezes que são citados por outros cientistas. Mas outro tipo de qualidade vem sendo buscada pelos pesquisadores, inclusive para conquistar o fator de impacto: a qualidade textual, que depende do bom preparo e bagagem do aluno universitário, que permite a ele produzir trabalhos universitários com excelência, qualidade pode ser obtida mais facilmente ao se apoiar em uma minuciosa revisão do texto feita por um revisor profissional . A produção de textos é processo contínuo de realimentação e do qual a revis

Principais estilos de citações bibliográficas e referências

Formate sua tese ou dissertação na Keimelion Os estilos de citações são muitos, cada revista científica, cada programa de pós-graduação decide qual estilo vai adotar, como fazer as citações. Primeiramente, vale informar que "estilos científicos" não são estilos "literárias", mas a edição de estilos, ou seja, modos de apresentação de conteúdo estruturados, formas de escrever artigos científicos , apresentação, organização de conteúdo, formas fazer abreviações, anexos e fotos presentes nos textos e, além disso, formas de citações bibliográficas e de referências . Por isso as formas de citações dependem de cada estilo científico.  As normas são muitas para as referências, mas o princípio é sempre o mesmo: a transparência. Para trabalhar com estilos de citações, é melhor usar um gerenciador de bibliografias como Refworks, Zotero, EndNote, Reference Manager, BibText e outros similares. Mesmo o Word que todo mundo tem faz esse serviço. O que impressiona muito é que a qua

A seleção do título no artigo científico

Título de artigo pode ser pedra angular na carreira Um artigo científico cujo titulo foi bem escolhido tem mais leituras e mais citações! Poucos refletem sobre os títulos de seus artigos científicos e até mesmo sobre os das teses. O revisor do texto poderá oferecer alternativas, mas considere um pouco os princípios que apresentamos.  O título do artigo científico deve ser definido, se possível, com o menor número de palavras para descrever adequadamente seu conteúdo. Digamos que ele seja o "cartão de visita" do trabalho. A maioria das pessoas que acessam o artigo não o lê completamente, um dos motivos que desencadeiam essa situação é um título desinteressante que não reflita o conteúdo do artigo com precisão e clareza. O título é parte de um texto, e parte importante, sobre a qual é necessária alguma reflexão e para cuja elaboração existem técnicas. Nunca despreze a importância do título. Primeiramente, pense bem sobre o conteúdo de seu trabalho, identificando termos releva

Pré-texto do trabalho acadêmico: da capa ao sumário

Capa, dedicatória, sumário: não perca tempo. Você certamente tem muito mais coisas importantes a fazer que ficar se preocupando com os detalhes formais das partes introdutórias da tese ou dissertação. Deixe tudo isso para o formatador, ele fará mais rápido e melhor. Sempre nos impressionam a dificuldade e os questionamentos que os estudantes encontram no que se refere às capas de seus trabalhos acadêmicos . Não se trata de uma questão de fundo, de questão complicada ou questionamento estético - mas de mero cumprimento a um procedimento lógico e absolutamente corriqueiro, entretanto, dentre as centenas de postagens deste blog, é o tópico que mais aporta visitantes a nosso texto. Aqui eu vou tecer comentários quanto a visitação e quanto ao significado que ele pode ter. Teremos enorme satisfação em cuidar de todos os detalhas da formatação de sua tese. Capa e elementos pré-textuais são a parte mais simples da tese. Faça toda a formatação da tese ou dissertação na Keimelion e não se pre