Pular para o conteúdo principal

Revisão de texto urgente

"Eu preciso de uma revisão e não tenho muito tempo; mas não se preocupe: tem pouco erro no meu texto. Dá pra você fazer pra mim? São só 400 páginas. Eu te entrego na sexta de tardinha e você devolve segunda antes do meio-dia..."
 Todos os revisores já passamos por essa circunstância, já ouvimos um discurso equivalente a esse. Há uma série de equívocos por parte do autor que solicita algo assim e alguns dissabores aguardando por ele.
Primeiramente, ele está supondo que, assim como ele trabalhou em sua obra na maioria dos fins de semana nos últimos meses, os revisores tenham um calendário contrário ao da maioria das pessoas: trabalhem com afinco todos os fins de semana, sem compromissos sociais, afetivos, religiosos e as mais coisas a que os serem humanos dedicam suas horas de lazer. Revisor não tem vida social ou afetiva.
Venha revisar e formatar sua tese conosco.
A pressa é inimiga da revisão.
Revisão urgente não é com a gente.
Revisão rapidinha não é a minha.
Em seguida, se o texto ainda não está pronto e ele prevê entregar na sexta-feira à tarde, com muita sorte, vai acabar domingo.
Mais, a única pessoa que dá conta de 400 páginas em três dias é o Prof. Word - na verdade ele gasta apenas alguns segundos; se você confia no trabalho dele, use-o, por sua conta e risco.
Outro ponto, o número de "erros" - de qualquer tipo - não interfere muito no tempo da revisão; pode até aumentar se o texto for uma catástrofe, porém,  não diminui significativamente se for bem escrito, até porque o revisor estará mais atento a questões mínimas no desejo de contribuir. E revisão não é um jogo de erros, do tipo: encontrou todos, acabou! Revisão é processo de aperfeiçoamento, melhora, trabalho visando ampliar a comunicabilidade do texto.
Depois, revisão é trabalho que requer atenção; não pode ser feito em regime de continuidade em três turnos, como se a fadiga não repercutisse na qualidade do serviço. Revisão bem feita é a que faz o revisor descansado, que vê melhor os problemas e lhes dá a solução mais adequada.
Ah, e não pense que a urgência não tenha custo: é comum haver acréscimos de 30% até 100% sobre o preço normal se o cliente grita a palavra "urgente" e o profissional vai varar alguma noite ou fim de semana, perdendo a macarronada na casa da sogra. Quem quer revisão urgente paga mais por um serviço pior - na revisão urgente se faz o que é possível ser feito no prazo em que o necessário não cabe.
Mais um equívoco é supor que aquele excelente revisor que foi recomendado ou com quem o autor já trabalhou estará disponível ao tempo em que for procurado: não, não é assim. Bons revisores costumam ter boa demanda de trabalho e suas agendas são cheias. Daí, se aquele revisor estiver ocupado, vai ser necessário procurar outro. Há muitos na praça, de todos os preços e de todas as qualidades. Deixe para a última hora e aventure-se, se você gosta de emoções fortes.
A solução para o autor é fugir da urgência para o revisor por todos os meios possíveis. A primeira providência é ter em mente que seu prazo para a conclusão do texto não termina na hora de entregá-lo onde for o caso. O prazo do autor termina naquele dia, naquela hora - subtraídos os dias e a horas de que o revisor necessita para trabalhar. 
Contate o revisor antes, mas ele só poderá reservar o tempo para seu texto se você pagar arras. Eu trabalho assim: só abro espaço em minha agenda se o compromisso for selado com garantia em dinheiro. Senão, corro o risco de recusar outro trabalho e aquele previsto não chegar no dia! Prefiro não correr o risco de ficar ocioso e depois ter que trabalhar com urgência!

Postagens mais visitadas deste blog

Como escrever o resumo de sua tese ou dissertação

O resumo é parte necessária da apresentação final de uma tese, dissertação ou mesmo de um artigo. A versão final do resumo terá de ser escrita depois que você terminar de ler a sua tese para enviar ao revisor do texto. Um resumo prévio, escrito nas diferentes fases do seu trabalho vai ajudar você a ter uma versão curta de sua tese a cabeça. Isso vai conduzir seu pensamento sobre o que é que você está realmente sendo feito, vai ajudá-lo a ver a relevância do que você está trabalhando no momento dentro do quadro maior, e ajudar a manter os vínculos que acabarão por conferir unidade à tese (dissertação, TCC, artigo). Resumo é uma apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento (NBR 6028:2003).  O que é um resumo? O resumo é um componente importante da tese. Apresentado no início da tese, é provável que seja a primeira descrição substantiva do trabalho a ser lida por um examinador ou qualquer outro leitor externo. Você deve vê-lo como oportunidade de definir as expectativas p…

Principais estilos de citações bibliográficas e referências

Os estilos de citações são muitos, cada revista científica, cada programa de pós-graduação decide qual estilo vai adotar, como fazer as citações.Primeiramente, vale informar que "estilos científicos" não são estilos "literárias", mas a edição de estilos, ou seja, modos de apresentação de conteúdo estruturados, formas de escrever artigos científicos, apresentação, organização de conteúdo, formas fazer abreviações, anexos e fotos presentes nos textos e, além disso, formas de citações bibliográficas e de referências. Por isso as formas de citações dependem de cada estilo científico.
Para trabalhar com estilos de citações, é melhor usar um gerenciador de bibliografias como Refworks, Zotero, EndNote, Reference Manager, BibText e outros similares. Mesmo o Word que todo mundo tem faz esse serviço. O que impressiona muito é que a quase totalidade dos autores brasileiros não faz uso de nenhum desses programas e nem sequer sabe que o próprio editor de textos mais comum faz o …

Como escrever um texto acadêmico – aspectos gerais e específicos

Um texto científico ou acadêmico é um complexo trabalho dissertativo ou narrativo que tem características próprias sobre sua concepção, criação e apresentação. Bons textos científicos acrescentam conhecimento mesmo quando levantam novas dúvidas, novos problemas ou novas abordagens sobre uma questão, permitindo que leitores encontrem realidade e humanidade em palavras que foram completamente estruturadas para apresentar ou discutir um enfoque específico de um tema. Não importa qual tipo de texto você queira ou necessite escrever – pode ser uma tese de livre-docência, de doutorado, uma dissertação, monografia, um artigo científico, relatório – você precisará de disciplina, energia criativa e de dedicação para a pesquisa, criação, revisão e edição do texto. Apresentamos algumas sugestões para contribuir na redação.
Antes de começar a escrever um texto acadêmico, considere: problema, tema, abordagem Tenha claro para si o tipo de texto que vai escrever e o público a que ele se destina. Ne…

Quatorze dicas para a hora de defender a tese

Depois de ter concluído a tese, é essencial que o aluno se prepare para a apresentação oral do trabalho. Um excelente texto não garante que a exposição na etapa final seja boa e, se o aluno não apresentar a tese de forma satisfatória, os examinadores podem subestimá-la ou até mesmo duvidar da preparação científica do candidato. Geralmente a apresentação oral da tese é geralmente é feita por meio de slides em Powerpoint ® (ou software similar) contendo texto, figuras, tabelas, desenhos e fotografias. Bons slides não são tudo. O aluno deve estar preparado e conhecer ponta a ponta o conteúdo, coordenando bem a apresentação conforme explica os slides e se comportando de forma adequada durante essa etapa do trabalho. Abaixo apresentamos algumas dicas, tanto referentes à formatação e estilo da apresentação de slides, como à discussão da tese – aplicáveis a muitos contextos, como um concurso, entrevista de emprego ou uma apresentação de negócios. 1) Conheça antecipadamente o material disponí…

A tese: material e métodos, resultados e conclusão, estilo e referências

A escrita da tese segue parâmetros distintos nas seções específicas do texto, guardando unidade de estilo e coerência entre todos os segmentos do trabalho. Material e métodos Nesta seção o autor deve explicar claramente como o experimento foi realizado, e como foi realizada a análise estatística dos dados, podendo também utilizar as sugestões indicadas para escrever a introdução e buscando garantir que: a.Os leitores possam compreender e avaliar o experimento do trabalho e o tema da tese;
b.Outros pesquisadores possam utilizar o estudo independente para verificar os resultados do mesmo ou de outros contextos e produções. Algumas dicas úteis para escrita da fase “material e métodos” são descritas a seguir:
1)Mencionar a data e o local onde foi realizada a prova experimental, especificando as coordenadas geográficas e/ou as características físicas e biológicas relevantes.
2)Descrever o plano experimental, incluindo os tratamentos aplicados, o número de repetições, a unidade experimenta…