Pular para o conteúdo principal

Revisores de textos têm olhos treinados e calejados no ofício

Os revisores treinam seus olhos para ver aspectos específicos dos textos e fazem leituras direcionadas a questões linguísticas às quais os autores não estão atentos, talvez nem devam estar, ou mesmo desconhecem. Entender o funcionamento do serviço de revisores de textos e formar com eles uma parceria produtiva enriquece e a qualidade do texto, liberando o autor para as questões de conteúdo e confiando ao profissional do ramo das letras o acabamento final da obra.
É por conhecimento e por prática
que o revisor vê tudo no texto.
Primeiramente, compreenda que há muita, muita coisa além das corriqueiras ortografia e sintaxe a que o revisor vai prestar atenção. E a atenção que o revisor presta ao texto é muito diferente daquele cuidado que o autor já teve, assim como difere da atenção que terá o leitor a que o texto se destina. O revisor lê o texto “em camadas”, em cada leitura atento a diversos aspectos, com foco analítico e sintético, considerando questões pontuais ou dispersas, alternadamente. Raramente o revisor tem tempo de apreender o conteúdo do texto, quanto ao objeto de que ele trata – exceto de forma residual. O revisor sabe, ao fim de um texto longo, quais são as expressões favoritas do autor, reconhece os bordões e frases feitas a que ele recorreu frequentemente (certamente terá interferido nessas questões) e sabe bem até o tipo de vício de digitação em que o autor incorre. É a leitura com o olho direcionado, a leitura linguística, leitura de quem está acostumado a considerar qualquer escrito no cotidiano como uma sequência de armadilhas fatais a serem evitadas.
O revisor de textos, como qualquer profissional, evolui no exercício continuado de seu ofício. Ele aprende linguística, sintaxe, semântica e fonética na faculdade. Aprende até teoria da revisão com os professores que se dedicam ao campo. Mas, a revisar, o revisor aprendeu revisando, a velha máxima de que é na forja que se faz o ferreiro aplica-se à revisão de textos com absoluta propriedade. Experiência no ramo da revisão é capital insubstituível. Claro que pode haver e há excelentes revisores bem jovens, mas o olho calejado requer milhares de horas em trânsito sobre as vírgulas, pronomes e conetivos que dão tessitura às ideias alheias.
Os melhores textos requerem os melhores revisores. Qualquer leitor pode fazer sugestão ao texto de outrem, mas as sugestões do revisor se caracterizam pelo método e pelo exercício sistemático, pela prática e pela ciência da língua. Valorizar o trabalho do revisor é, antes de tudo, valorizar seu texto, é dar cada ideia que será transmitida sua devida importância, assegurando-se de que a informação chegará ao destinatário sem os ruídos decorrentes dos erros, das lacunas e das outras imperfeições que o olho do revisor não deixará passar.

Share on Tumblr

Postagens mais visitadas deste blog

O gênero de discurso acadêmico-científico

O cientista deve conhecer o discurso acadêmico O gênero acadêmico-científico tem características próprias, baseadas na semântica linguística finalística, e se constrói na descrição de um sentido linguístico de objetivos restritos. Todas as esferas da atividade humana estão sempre relacionadas à língua. O uso da língua se dá em forma de enunciados (orais e escritos), concretos e únicos, emanados integrantes da atividade humana. O enunciado mostra as condições específicas e as finalidades de cada uma dessas esferas: conteúdo temático, estilo verbal e construção composicional. Esses três elementos convergem para o todo do enunciado e todos eles são marcados pela especificidade de uma esfera de comunicação . Vê-se, então, que qualquer enunciado considerado isoladamente, é individual, mas cada esfera de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, que são os gêneros do discurso. Cada esfera dessa atividade se diferencia e se amplia à medida que a própria e

A escrita acadêmica como requisito principal para a boa formação

O texto acadêmico é um gênero muito específico. O suporte para formação acadêmica é, boa parte, o texto. São textos em que as informações são assimiladas e textos produzidos para demonstrar o conhecimento apreendido ou produzido. Quando se fala em produção científica , os primeiros critérios que vêm à cabeça são a quantidade e a qualidade de artigos produzidos. O conceito de qualidade, no entanto, geralmente leva em consideração apenas o fator de impacto dos trabalhos, a quantidade de vezes que são citados por outros cientistas. Mas outro tipo de qualidade vem sendo buscada pelos pesquisadores, inclusive para conquistar o fator de impacto: a qualidade textual, que depende do bom preparo e bagagem do aluno universitário, que permite a ele produzir trabalhos universitários com excelência, qualidade pode ser obtida mais facilmente ao se apoiar em uma minuciosa revisão do texto feita por um revisor profissional . A produção de textos é processo contínuo de realimentação e do qual a revis

Principais estilos de citações bibliográficas e referências

Formate sua tese ou dissertação na Keimelion Os estilos de citações são muitos, cada revista científica, cada programa de pós-graduação decide qual estilo vai adotar, como fazer as citações. Primeiramente, vale informar que "estilos científicos" não são estilos "literárias", mas a edição de estilos, ou seja, modos de apresentação de conteúdo estruturados, formas de escrever artigos científicos , apresentação, organização de conteúdo, formas fazer abreviações, anexos e fotos presentes nos textos e, além disso, formas de citações bibliográficas e de referências . Por isso as formas de citações dependem de cada estilo científico.  As normas são muitas para as referências, mas o princípio é sempre o mesmo: a transparência. Para trabalhar com estilos de citações, é melhor usar um gerenciador de bibliografias como Refworks, Zotero, EndNote, Reference Manager, BibText e outros similares. Mesmo o Word que todo mundo tem faz esse serviço. O que impressiona muito é que a qua

A seleção do título no artigo científico

Título de artigo pode ser pedra angular na carreira Um artigo científico cujo titulo foi bem escolhido tem mais leituras e mais citações! Poucos refletem sobre os títulos de seus artigos científicos e até mesmo sobre os das teses. O revisor do texto poderá oferecer alternativas, mas considere um pouco os princípios que apresentamos.  O título do artigo científico deve ser definido, se possível, com o menor número de palavras para descrever adequadamente seu conteúdo. Digamos que ele seja o "cartão de visita" do trabalho. A maioria das pessoas que acessam o artigo não o lê completamente, um dos motivos que desencadeiam essa situação é um título desinteressante que não reflita o conteúdo do artigo com precisão e clareza. O título é parte de um texto, e parte importante, sobre a qual é necessária alguma reflexão e para cuja elaboração existem técnicas. Nunca despreze a importância do título. Primeiramente, pense bem sobre o conteúdo de seu trabalho, identificando termos releva

Pré-texto do trabalho acadêmico: da capa ao sumário

Capa, dedicatória, sumário: não perca tempo. Você certamente tem muito mais coisas importantes a fazer que ficar se preocupando com os detalhes formais das partes introdutórias da tese ou dissertação. Deixe tudo isso para o formatador, ele fará mais rápido e melhor. Sempre nos impressionam a dificuldade e os questionamentos que os estudantes encontram no que se refere às capas de seus trabalhos acadêmicos . Não se trata de uma questão de fundo, de questão complicada ou questionamento estético - mas de mero cumprimento a um procedimento lógico e absolutamente corriqueiro, entretanto, dentre as centenas de postagens deste blog, é o tópico que mais aporta visitantes a nosso texto. Aqui eu vou tecer comentários quanto a visitação e quanto ao significado que ele pode ter. Teremos enorme satisfação em cuidar de todos os detalhas da formatação de sua tese. Capa e elementos pré-textuais são a parte mais simples da tese. Faça toda a formatação da tese ou dissertação na Keimelion e não se pre