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Sugestões para a redação acadêmica

Sugestões para redação são sempre bem-vindas; os autores devem sempre procurá-las e, mesmo os que já sejam experientes, ocasionalmente reler algumas. Vale até para revisores de textos, pois o uso do cachimbo entorta a boca: é também na prática que se adquirem vícios - mesmo os de linguagem. A linguagem acadêmica tem seus cacoetes, suas especificidades; essas dicas que se seguem são para esse tipo especial de texto, mas servem à maioria dos outros - quase sempre.
Não se preocupe em demasia com questões gráficas, deixe para o formatador.
Redação planejada evita esforços inúteis.
Planeje também a revisão de seu texto.
  1. Proceda como se estivesse escrevendo para leitores com interesses muito variados e níveis de exigência também desiguais.
  2. O melhor caminho, nesse caso, é redigir um registro estruturado e completo: expor o seu problema, o método de abordá-lo, as análises e conclusões.
  3. Um texto de boa qualidade deve ter clareza, estrutura lógica, análises bem fundadas e, de preferência, um estilo fluente e sedutor.
  4. Um texto legível não é apenas escrito em bom português, sem erros gramaticais. É, em primeiro lugar, algo que não deixa o leitor confuso a respeito daquilo que se quer dizer, nem aborrecido com a forma de exposição.
  5. Procure sempre a clareza, a exatidão e a meticulosidade – esses cuidados visam evitar que o leitor interprete equivocadamente aquilo que você disse.
  6. Considere, como regra geral, que um parágrafo não deveria ser mais longo que uma dúzia de linhas datilografadas. Parágrafos bastante curtos devem ser usados raramente; parágrafos de única frase, quase nunca.
  7. Tente, sempre que possível, utilizar uma sentença “tópica” no começo ou no fim de cada parágrafo – isto é, uma sentença que indique sinteticamente seu conteúdo ou propósito.
  8. No caso de dados estatísticos o texto não deve repetir as tabelas, mas delas extrair conclusões.
  9. Por nossa conta: lembre-se de que texto sempre precisa de revisão!
Estas e outras dicas são do documento abaixo, do qual também recomendamos, dentre outros tópicos:
  • Avaliando o texto: aspectos gerais
  • Avaliando o texto: apresentação do problema
  • Avaliando o texto: metodologia e análise
  • Avaliando o texto: conclusões
Pensando e Produzindo um Texto de Carater Científico

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