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Para escrever bem: concisão e clareza

Sugestões para a redação acadêmica

Sugestões para redação são sempre bem-vindas; os autores devem sempre procurá-las e, mesmo os que já sejam experientes, ocasionalmente reler algumas. Vale até para revisores de textos, pois o uso do cachimbo entorta a boca: é também na prática que se adquirem vícios - mesmo os de linguagem. A linguagem acadêmica tem seus cacoetes, suas especificidades; essas dicas que se seguem são para esse tipo especial de texto, mas servem à maioria dos outros - quase sempre.
O texto não deve apenas parecer inteligente. Deve ser claro e verdadeiro.
  1. Não se preocupe em demasia com questões gráficas, deixe para o formatador.
  2. Redação planejada evita esforços inúteis.
  3. Planeje também a revisão de seu texto.
  4. Proceda como se estivesse escrevendo para leitores com interesses muito variados e níveis de exigência também desiguais.
  5. O melhor caminho, nesse caso, é redigir um registro estruturado e completo: expor o seu problema, o método de abordá-lo, as análises e conclusões.
  6. Um texto de boa qualidade deve ter clareza, estrutura lógica, análises bem fundadas e, de preferência, um estilo fluente e sedutor.
  7. Um texto legível não é apenas escrito em bom português, sem erros gramaticais. É, em primeiro lugar, algo que não deixa o leitor confuso a respeito daquilo que se quer dizer, nem aborrecido com a forma de exposição.
  8. Procure sempre a clareza, a exatidão e a meticulosidade – esses cuidados visam evitar que o leitor interprete equivocadamente aquilo que você disse.
  9. Considere, como regra geral, que um parágrafo não deveria ser mais longo que uma dúzia de linhas datilografadas. Parágrafos bastante curtos devem ser usados raramente; parágrafos de única frase, quase nunca.
  10. Tente, sempre que possível, utilizar uma sentença “tópica” no começo ou no fim de cada parágrafo – isto é, uma sentença que indique sinteticamente seu conteúdo ou propósito.
  11. No caso de dados estatísticos o texto não deve repetir as tabelas, mas delas extrair conclusões.
  12. Por nossa conta: lembre-se de que texto sempre precisa de revisão!

Como não redigir o texto científico

Revisores são críticos de textos e, sempre que nos deparamos com redação do tipo que se segue, temos a obrigação de fazer cortes, mas nem sempre os autores nos permitem. Na verdade, os autores é que não se deveriam se permitir esse tipo de redação:

 Nesta tese, a utilização potencial da hipótese incrementa a superação de cada obstáculo e/ou resistência passiva para além das contradições e dificuldades iniciais, não omitindo ou calando, mas antes particularizando, como sua premissa indispensável e condicionante, o aplanamento de discrepâncias e discrasias existentes.
O método participativo proposto se caracteriza pela correta relação entre estrutura e superestrutura numa visão orgânica e não totalizante, recuperando, ou antes revalorizando, no contexto de um sistema integrado, o co-envolvimento ativo de operadores e utentes.
Assim, o critério metodológico propõe-se a uma coligação orgânica interdisciplinar para uma práxis de trabalho de grupo, com critérios não-dirigísticos, potenciando e incrementando, com as devidas e imprescindíveis enfatizações, um indispensável salto de qualidade.
O quadro normativo incrementa o reconhecimento da demanda não satisfeita, para além das contradições e dificuldades iniciais, não assumindo nunca como implícito, em termos de eficácia e eficiência, a transparência metodológica.
A necessidade emergente privilegia a pontual correspondência entre objetivos e recursos segundo um módulo de interdependência horizontal, ativando e implementando, como sua premissa indispensável e condicionante, a adoção de uma metodologia diferenciada.

O texto poderia até ser mais longo, mas já se presta a exemplificar negativamente. Esse segmento foi construído a partir de um quadro conhecido como gerador de lero-lero, mas está ultrapassado; atualmente, existem recursos automáticos para isso, como o Lero-lero e o Gerador de Lero-lero v2.0, duas matrizes para se construir a ironia de como não deve ser o texto acadêmico.

Seguindo pela ironia

Um pouco de ironia pode ajudar a escrever bem, mas nada dispensa a interferência de um revisor de textos. A função do revisor, como leitor profissional, ultrapassa todas as dicas e recomendações de redação, pois ele vê o texto do ponto de vista externo e com conhecimento linguístico - nunca com os mesmos olhos do autor.

Todas as recomendações que já foram feitas sobre a redação fazem parte do repertório do revisor de textos.

  1. Deve evitar ao máx. a utiliz. de abrev., etc.
  2. É desnecessário fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.
  3. Anule aliterações altamente abusivas.
  4. não esqueça as maiúsculas no início das frases.
  5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.
  6. O uso de parêntesis (mesmo quando for relevante) é desnecessário.
  7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.
  8. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou??... então valeu!
  9. Palavras de baixo calão, porra, podem transformar o seu texto numa merda.
  10. Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações.
  11. Evite repetir a mesma palavra pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.
  12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: "Quem cita os outros não tem idéias próprias".
  13. Frases incompletas podem causar
  14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou por outras palavras, não repita a mesma idéia várias vezes.
  15. Seja mais ou menos específico.
  16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!
  17. A voz passiva deve ser evitada.
  18. Utilize a pontuação corretamente o ponto e a vírgula pois a frase poderá ficar sem sentido especialmente será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação
  19. Quem precisa de perguntas retóricas?
  20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.
  21. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.
  22. Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!"
  23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.
  24. Não abuse das exclamações! Nunca!!! O seu texto fica horrível!!!!!
  25. Evite frases exageradamente longas pois estas dificultam a compreensão da ideia nelas contida e, por conterem mais que uma ideia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, desta forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.
  26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língúa portuguêza.
  27. Seja incisivo e coerente, ou não.
  28. Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambiguidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando desta maneira irritante.
  29. Outra barbaridade que tu deves evitar chê, é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras, carajo!... nada de mandar esse trem... vixi... entendeu bichinho?
  30. Não permita que seu texto acabe por rimar, porque senão ninguém irá aguentar já que é insuportável o mesmo final escutar, o tempo todo sem parar.
  31. Não diga quem é o autor de algo que você encontrou na internet, assim com eu usei essas dicas do Professor João Pedro, UNICAMP, sem dizer antes que ele as escreveu.

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