Revisão de textos e formatação - teses, dissertações, artigos

Minha tese está pronta, o que eu faço agora? A revisão do texto ou a formatação? Não sei exatamente o que significa formatar, não é só colocar nas normas?

Muitas vezes nossos clientes se confundem com a terminologia adotada entre os revisores e editores; para esclarecer essas dúvidas, apresentamos os três tipos básicos de serviços que prestamos.
Revisão de texto compreende: todos os aspectos ortográficos, morfossintáticos e estilísticos; coerência macro e micro textual; adequação ao registro culto na linguagem acadêmica formal. A revisão é o serviço centrado nos aspectos linguísticos e na comunicabilidade do texto.
Lápis e borracha não são mais as ferramentas da revisão de textos.
Recorra sempre a profissionais
para a revisão e formatação
de teses e dissertações.
Formatação compreende: normalização (ABNT, Vancouver, Chicago, APA, ISO e diversas outras), editoração e diagramação, segundo requerido, geração de arquivos Adobe (PDF), criação de índices e sumários, legendas e tratamento de imagens. A formatação tem a preocupação de conciliar aspetos formais (as formas e as normas) a aspectos estéticos e de ergonomia visual.
Tratamento de imagens faz parte da formatação, trabalha os gráficos, fotos, tabelas ou outros tipos de ilustrações e compreende a (re)inserção do elemento composicional com características compatíveis com impressão e tráfego de imagens pela internet e adequação à programação visual solicitada.
Muitos não imaginam, mas a atividade de revisão de textos é muito especializada. Há revisores focados nos mais diversos tipos de textos, por exemplo: textos didáticos, literários, publicitários ou jornalísticos. Cada um desses tipos de texto tem características próprias em função de público a que se destinam e da finalidade que têm. O mesmo ocorre com o texto acadêmico, a linguagem das teses, relatórios e artigos se reveste de características formais bem distintas, inclusive com peculiaridades entre as diversas áreas do conhecimento, usos de cada época e costumes de diferentes instituições e regiões do país.

Revisão vai muito, mas muito além da correção de português.

Nosso foco, como revisores, é o texto acadêmico: as teses, dissertações, artigos - principalmente. Mas trabalhamos também com os relatórios, monografias, projetos. Tudo isso está enquadrado no mesmo tipo de registro e estruturas linguísticas formais. Isso não significa que não revisaremos também um romance ou um roteiro, bem como um catálogo ou algo assim; somente não é o tipo de trabalho que buscamos, em que nos especializamos. Trabalhamos com documentos grandes, muitas dezenas ou algumas centenas de laudas (páginas), com ilustrações, gráficos e tabelas. A negociação é feita sobre o trabalho completo. Não é de nosso interesse captar e negociar trabalhos pequenos, mas não os recusamos.
Dentro dos trabalhos maiores, normalmente visamos a editoração de teses e dissertações, pois nem sempre o aluno que está se graduando tem condição de arcar com os custos de revisores tão especializados como somos. Revisão de textos é um serviço oneroso, principalmente em se tratando de profissionais experientes e qualificados, com produção acadêmica na área e publicações.
Nosso foco são as teses e dissertações, em síntese, pelo volume de textos elevado que elas contêm, pela nossa experiência em revisar e redigir texto acadêmico e pela capacidade financeira do cliente.
Mas se seu texto não é uma tese ou dissertação, submeta-o a nós - faremos o orçamento e, caso nos contrate, daremos a seu trabalho, de qualquer natureza ou tamanho, o mesmo carinho e atenção que à maior das teses.

Como pode ser feita a revisão a distância? Como pagar pelo serviço de revisão? Que segurança eu tenho ao contratar um revisor em outra cidade?

Não importa a origem do trabalho, com a internet, atendemos clientes de qualquer estado ou mesmo de fora do Brasil. Como os textos trafegam pela internet e nosso sistema de controle recíproco é perfeitamente confiável, os clientes de qualquer parte do planeta podem contratar nossos serviços de revisão e formatação para suas teses, dissertações ou qualquer outro tipo de texto.
Nosso objeto de trabalho é a revisão de textos. Temos o foco em teses e dissertações, mas revisamos todo tipo de texto. Fazemos formatação em todas as normas. Visite nosso portfólio e veja alguns das centenas de trabalhos em que colaboramos.

Como funciona a revisão e a formatação?

  1. Primeiro o cliente nos envia o material e elaboramos um orçamento detalhado; discutido o valor, prazo e condições de pagamento, o orçamento é aprovado pelo cliente e o trabalho entra na ordem de serviço.
  2. Atenção, program-se com antecedência: podemos estar com a agenda comprometida à última hora. Não existe revisão urgente de boa qualidade.
  3. Durante o desenvolvimento da revisão do texto e da formatação, a cada dia, o cliente recebe um documento contendo o estado da arte, estágio de desenvolvimento do trabalho, a partir do qual pode acompanhar o formato e as interferências que estão em andamento.
  4. É importante que o cliente se disponha a fazer esse acompanhamento diário, para que o serviço seja conduzido a seu gosto; se isso não for possível, ao fim do serviço também poderão ser feitos os ajustes necessários, sem dificuldade.
  5. Normalmente, solicita-se um adiantamento em torno de 30% do valor do orçamento para a reserva de agenda ou para início do serviço.
  6. Dependendo das condições de pagamento acertadas, inclusive em função do tamanho do projeto, poderão ser feitos pagamentos durante o desenvolvimento do trabalho, ou ao término dele, quando o cliente der a aprovação final do texto.
  7. Quando o trabalho é concluído o cliente recebe dois arquivos completos, um apresentando tudo que foi feito (controle de alterações) e outro com a forma da impressão. Estes arquivos serão liberados para impressão e edição mediante quitação.
  8. Caso o cliente opte pelo parcelamento em duas ou mais prestações mensais, a liberação dos arquivos se fará pelo encaminhamento de contrato formal entre as partes e pela quitação da primeira parcela, ou o pagamento poderá será feito por Marca de aceitação, inclusive com uso de cartão de crédito.
  9. Em caso de tese ou dissertação a ser defendida, comprometemo-nos a efetuar as modificações formais no texto reformatado, mediante estrita reserva da inviolabilidade do arquivo original, se a banca solicitar. O cliente nos enviará uma lista de erratas, ou algo assemelhado. Não haverá ônus nesses eventuais ajustes.
  10. Mantemos o arquivo final dos trabalhos realizados em reserva permanente; a qualquer momento o cliente pode nos solicitar outra remessa de seu texto, esteja onde estiver, sem qualquer custo adicional.

A revisão de texto é feita, inicialmente, pelo escritor para resolver dúvidas deixadas ao longo do texto, “limpar” o texto, verificar se as ideias têm sequência lógica, esclarecem adequadamente o leitor.
Durante a vida acadêmica, adquirimos conhecimentos abrangentes e restritos sobre a área da qual estudamos. Esses conhecimentos são colocados a prova em muitos momentos. Os trabalhos acadêmicos são uma forma de demonstrar esses conhecimentos adquiridos. Há diversos tipos de trabalhos acadêmicos, alguns serão citados ao longo dessa postagem. Em breve definição, o trabalho acadêmico é resultado dos estudos e conhecimentos adquiridos na vida acadêmica. O trabalho acadêmico é das mais importantes publicações da vida acadêmica e deve ser escrito de acordo com normas requeridas e ser redigido em linguagem adequada. É importante também que seja coeso e coerente e que a informação passada seja clara - como qualquer texto. Para garantir essas características, o autor deve contar com a colaboração do revisor de textos.
A atividade de revisão de textos surge ligada às imposições prescritivas das gramáticas, fortemente vinculadas à normas de bem falar e bem escrever, mas isso, lá em sua origem. Nascendo a partir da norma, e só existindo por causa dela durante muito tempo, a revisão de textos restringiu-se àquela época à correção ortográfica e gramatical e foi incorporada como parte intrínseca do processo editorial. É nesse espaço do mercado que o profissional que realiza o trabalho de revisão encontra boa parte do mercado de trabalho. A produção de textos acadêmicos e científicos também compõe uma porcentagem expressiva do trabalho disponível ao revisor de textos.
Mas o processo de revisão de texto vai além da correção gramatical, como a maioria das pessoas ainda pensa. Esse trabalho envolve um processo muito mais elaborado para garantir a qualidade do texto.
Ainda se tem grande preconceito com esse tipo de trabalho porque se acredita que a revisão de texto vai alterar a estrutura e ideia original do texto. Essa visão é totalmente errada, pois a grande qualidade de um bom revisor de texto profissional é o respeito ao estilo do autor – seja de um trabalho acadêmico, um projeto, um folder ou um manual. Deve ser analisada a linguagem, percebendo se ela está adequada ao objetivo e à mensagem, mas preservando a expressão do autor. O revisor de texto busca, muito além dos aspectos gramaticais e estilísticos, melhorar a organização e a exposição das ideias. O revisor de texto acadêmico faz esse trabalho com foco na finalidade do texto e nas especificidades que ele requer para bem atender a elas.

Objetivos da revisão de textos

O objetivo da revisão, ao contrário da primeira impressão, não é eliminar erros de digitação e outras imperfeições normativas (concordância, regência, eufonia...) - embora tudo isso esteja incluído. Há aspectos bem mais importantes e que ultrapassam o conhecimento superficial de que é "bom em português", mas não é revisor profissional.
O principal objetivo da revisão é melhorar a clareza do texto; nosso trabalho vai ajudar a transmitir a mensagem ou conteúdo desejado, ampliando a comunicabilidade do texto e a portabilidade de sua informação entre o autor e o leitor. O texto revisado tende a estar livre de vícios de linguagem, e permite mais clareza às ideias expostas, o que resulta em ampliação da credibilidade. A revisão também elimina repetições de termos e, no caso das teses e dissertações, depura o texto das expressões coloquiais que tenham escapado ao autor, o que reforça também a credibilidade pelo uso do registro adequado: a linguagem formal e científica. É importante garantir que o texto da tese, por exemplo, seja compreendido com precisão e transparência para ser visto pela banca, permitindo que as considerações durante a arguição se voltem exclusivamente para o conteúdo científico, sem sugerir discussões linguísticas fora da matéria em pauta.