20 de junho de 2014

Revisão de textos e formatação

Minha tese está pronta, o que eu faço agora? A revisão do texto ou a formatação? Não sei exatamente o que significa formatar, não é só colocar nas normas?

Muitas vezes nossos clientes se confundem com a terminologia adotada entre os revisores e editores; para esclarecer essas dúvidas, apresentamos os três tipos básicos de serviços que prestamos.
A formatação profissional é bem diferente do serviço que o autor faz.
Keimelion é revisão com
 excelência e pontualidade.
  • Revisão de texto compreende: todos os aspectos ortográficos, morfossintáticos e estilísticos; coerência macro e micro textual; adequação ao registro culto na linguagem acadêmica formal. A revisão é o serviço centrado nos aspectos linguísticos e na comunicabilidade do texto.
  • Formatação compreende: normalização (ABNT, Vancouver, Chicago, APA, ISO e diversas outras), editoração e diagramação, segundo requerido, geração de arquivos Adobe (PDF), criação de índices e sumários, legendas e tratamento de imagens. A formatação tem a preocupação de conciliar aspetos formais (as formas e as normas) a aspectos estéticos e de ergonomia visual.
  • Tratamento de imagens faz parte da formatação, trabalha os gráficos, fotos, tabelas ou outros tipos de ilustrações e compreende a (re)inserção do elemento composicional com características compatíveis com impressão e tráfego de imagens pela internet e adequação à programação visual solicitada.
Muitos não imaginam, mas a atividade de revisão de textos é muito especializada. Há revisores focados nos mais diversos tipos de textos, por exemplo: textos didáticos, literários, publicitários ou jornalísticos. Cada um desses tipos de texto tem características próprias em função de público a que se destinam e da finalidade que têm. O mesmo ocorre com o texto acadêmico, a linguagem das teses, relatórios e artigos se reveste de características formais bem distintas, inclusive com peculiaridades entre as diversas áreas do conhecimento, usos de cada época e costumes de diferentes instituições e regiões do país.
Revisão vai muito, mas muito além da correção de português.
Keimelion, sempre revisando
todo tipo de texto.

Foco em revisão de teses e dissertações

Nosso foco, como revisores, é o texto acadêmico: as teses, dissertações, artigos - principalmente. Mas trabalhamos também com os relatórios, monografias, projetos. Tudo isso está enquadrado no mesmo tipo de registro e estruturas linguísticas formais. Isso não significa que não revisaremos também um romance ou um roteiro, bem como um catálogo ou algo assim; somente não é o tipo de trabalho que buscamos, em que nos especializamos. Trabalhamos com documentos grandes, muitas dezenas ou algumas centenas de laudas (páginas), com ilustrações, gráficos e tabelas. A negociação é feita sobre o trabalho completo. Não é de nosso interesse captar e negociar trabalhos pequenos, mas não os recusamos.
Dentro dos trabalhos maiores, normalmente visamos a editoração de teses e dissertações, pois nem sempre o aluno que está se graduando tem condição de arcar com os custos de revisores tão especializados como somos. Revisão de textos é um serviço oneroso, principalmente em se tratando de profissionais experientes e qualificados, com produção acadêmica na área e publicações.
Nosso foco são as teses e dissertações, em síntese, pelo volume de textos elevado que elas contêm, pela nossa experiência em revisar e redigir texto acadêmico e pela capacidade financeira do cliente.
Mas se seu texto não é uma tese ou dissertação, submeta-o a nós - faremos o orçamento e, caso nos contrate, daremos a seu trabalho, de qualquer natureza ou tamanho, o mesmo carinho e atenção que à maior das teses.
Por: Keimelion revisão de textos