16 de junho de 2016

Revisão de dissertação ou tese

Revisão é o processo de leitura crítica e interferências pelo qual um profissional qualificado questiona um texto alheio quanto ao conteúdo, organização e linguagem. 

Ao revisar e ao reescrever parte do texto, o revisor escolhe, dentre inúmeras possibilidades oferecidas pela língua para transmitir uma informação, aquela que, dentro do contexto, for mais adequada, precisa e clara.
Quando se trata da revisão de um texto científico longo, como a dissertação ou tese, são necessários diversos procedimentos destinados a garantir a homogeneidade de critérios, de construções sintáticas e de grafia dos termos técnicos.
A Keimelion tem vínculos estáveis com seus clientes, alguns de longa data.
O doutor escreve a tese
 e o revisor colabora.
Para alcançar este objetivo, as revisões acadêmicas são feitas em fases, algumas delas incluído aquilo que, nas editoras costuma ser chamado de preparação do texto. Nós preferimos os termos revisão primária, secundária e assim por diante; temos uma rotina de verificações que são feitas longitudinalmente no texto, garantindo a padronização.
Durante a revisão primária e secundária são feitas as correções no texto que eliminam os problemas mais simples. Na escrita, o autor do texto comete erros de pontuação, ortografia, acentuação, concordância, imprecisão de vocabulário. Há também muitos erros de digitação e erros de edição que surgem das modificações sucessivas a que o autor submete seu trabalho. A revisão primária e secundária tem o objetivo de identificar e corrigir esses erros que são praticamente inevitáveis e para os quais o autor já não tem mais olhos. O revisor estará atento e com o foco necessário para ver tudo.

Correção na dissertação ou na tese

  • As palavras estão grafadas e acentuadas corretamente? Verificamos os termos técnicos não dicionarizados, nomes próprios de origem estrangeira ou grafia peculiar, concordância numérica com termos em língua estrangeira e outros itens que não são do domínio nem de profissionais do ensino de português ou do alcance de revisores ortográficos eletrônicos.
  • O texto está bem pontuado? Para facilitar, evitam-se frases muito longas nas redações comuns, mas no texto acadêmico os parágrafos tendem a ser bem mais longos; a hierarquia de pontuação deve ser estabelecida segundo os cânones da gramática e do uso.
  • Há erros de concordância, regência, topologia pronominal, estilo, tropos? Estes são mais alguns aspectos que serão adequados pelo revisor.
  • Há impropriedade vocabulário? Existem palavras melhores e outras não tão boas, segundo o contexto de cada função e registro linguístico, cumpre ao revisor verificar e prover a melhor escolha de palavras.

Avaliação do texto da dissertação ou tese

A partir da terceira passagem pelo texto, começa a ser feita uma avaliação qualitativa de cada tópico. A avaliação do texto consiste em julgar se os objetivos propostos, a cada parágrafo, tópico, capítulo e no conjunto do trabalho foram atingidos. Essa revisão crítica analisa os seguintes aspectos em toda a hierarquia de construções micro, meso e macrotextuais.
  • Há objetividade textual? – verifica se os argumentos atendem ao objetivo proposto.
  • Há clareza argumentativa? – verifica se os argumentos são expostos da forma clara.
  • Há unidade? – verifica se o argumento central perpassa todo o texto, sem contradição.
  • Há organicidade? – verifica se há argumentos interligando as partes do texto.
As respostas a essas perguntas podem direcionar o revisor para a melhora do texto, possibilitando:
  • Mudar ou reordenar algum segmento que não pareça suficientemente claro.
  • Suprimir, acrescentar ou ampliar alguma palavra ou informação omitida por elipse.
  • Alterar a ordem de orações, parágrafos ou capítulos.

Anúncios de revisão de teses de doutorado

Qualquer interessado em serviço de revisão de textos que pesquisar no Google vai encontrar incontáveis anúncios pagos de serviços de revisão; jamais encontrará anúncio nosso dentre eles.
O profissional que faz a revisão e ormatação ganha tempo para o cliente.
Teses e dissertações são textos,
todo texto precisa de revisão.
Nossa política é prestar o serviço de revisão e formatação de teses de doutorado e dissertações de mestrado com a melhor qualidade e, paralelamente, oferecer a todos que estão redigindo seus trabalhos acadêmicos algum subsídio, em nossa área de atuação, para que o produto de seus esforços de pesquisa (a tese ou dissertação) tenha melhor qualidade. As revisões e formatações são feitas profissionalmente, segundo os melhores critérios da praça. As demais contribuições que oferecemos são gratuitas e tomam duas formas: artigos de orientação de redação ou dúvidas gramaticais e o Aplicativo que disponibilizamos em diversas plataformas.
Além dos serviços a nossos clientes e da colaboração que nosso blog oferece em milhares de consultas semanais de pesquisadores, também produzimos e publicamos material teórico sobre revisão de textos, com dois objetivos: apresentar à clientela a profundidade de nosso envolvimento com o ofício que exercemos e contribuir para os que estiverem ingressando no ramo da revisão, alguns dos quais alunos em cursos de pós-graduação em revisão de textos, inclusive alunos nossos.
Todo esse trabalho tem grande aceitação e demanda do público interessado, o que já resultou em mais de meio milhão de visitas ao blog – o que é muito sob qualquer ponto de vista e, ainda mais, se considerarmos o assunto específico do material publicado e sua demanda altamente direcionada.
Posto que nosso blog tem tamanha visitação, refletindo a qualidade da publicação contínua que fazemos, bem como nossa política de presença nas redes sociais – estamos nas maioria delas – resulta que nossa situação no Google e nos outros mecanismos de pesquisa concorrentes é privilegiada. Não só estamos na primeira, segunda e terceira páginas das pesquisas, pelos mais diversos argumentos de busca (revisão de textos, revisão de teses, revisão de dissertação de mestrado, etc.), como estamos, com bastante frequência, mais de uma e as vezes até três vezes citados em cada uma das primeiras páginas.
Então, não fazemos propaganda paga, não por ela não ser eficiente, mas é porque não precisamos dela. Há ótimos revisores anunciando, alguns podem não ser tão bons. Mas, para nós, o que vale é o respaldo da visitação contínua que temos, a solidez de nosso portfólio e a contínua e crescente satisfação de nossos clientes. Ainda assim, continuamos entendemos que, estando respaldados pelos sofisticados mecanismos de seleção de sites do Google – que nos premiam há anos com excelentes posições nas pesquisas – podemos prescindir de pagar pelo que temos de graça: a melhor posição nas buscas.
Agradecemos sempre a todos que vêm aqui e receberemos com alegria os comentários, as eventuais críticas a nosso trabalho, bem como agradecemos por sugestões de publicação e por consultas que podem resultar em artigos esclarecedores.
Para os que têm blogs cognatos, oferecemos a possibilidade de nos linkar (veja lá embaixo, ao pé da página o código de linkagem) com a oferta de reciprocidade tão logo tomemos ciência.
São Paulo: +55 (11) 3042-2403 Rio de Janeiro: +55 (21) 3942-2403 Belo Horizonte: +55 (31) 3889-2425
Brasília: +55 (61) 4042-2403 Porto Alegre: +55 (51) 4042-3889 Skype: keimelion
Atendemos em horário comercial.
Para solicitar orçamento, envie o texto.
Não elaboramos trabalhos de graduação ou pós. Não insista.