28 de maio de 2014

Revisando parágrafos do texto acadêmico

O revisor de texto está sempre atento à paragrafação do documento em que estiver trabalhando.

Muito antes de os parágrafos serem elementos gráficos para composição estética do texto, são códigos para hierarquização das ideias, agrupando-as ou as segmentado como recurso ordenador, contribuindo também para a ergonomia visual que propiciando ganho em legibilidade e apreensão do texto.
Tamanho ou aparência não são fatores na caracterização de uma seção de uma dissertação ou tese como um parágrafo.
A revisão da dissertação previne sustos na defesa.
Perto do fim da redação,
autor não vê mais os defeitos.o
Não é o número de sentenças que determina a paragrafação, mas a unidade e coerência de ideias entre estas sentenças que torna a seção em um parágrafo. Por exemplo, em alguns estilos de escrita, particularmente o jornalístico, um parágrafo pode ser uma única sentença. Já no texto acadêmico, os parágrafos costumam ordenar informações mais complexas, portanto os mais longos são recorrentes. Desde que a sentença expresse a ideia central da do tópico, ela pode funcionar como parágrafo. Parágrafos fortes contêm uma sentença ou sentenças unificadas em torno da ideia central da seção do texto: capítulo ou subcapítulo. Quando o parágrafo é completado, ele deve conduzir o leitor pelo texto e guiá-lo ao entendimento do tópico que estiver lendo. Se o parágrafo se completar em uma sentença ou em vinte, o resultado final ainda será um parágrafo.

Melo e Castro: Soneto Enigmático - Egípcio
Artigo científico também precisa de revisor profissional.
As estrofes na poesia são equivalentes aos parágrafos
na prosa, são elementos da forma dos poemas. 
os sonetos têm quatro parágrafos (estrofes).
A decisão sobre o que o que o revisor manterá dos parágrafos, em última instância, começa pela observação do desenvolvimento das ideias do autor. Seja qual for o tema ou tamanho do texto, o revisor vai pensar em todas as questões que cercam o tema e os objetivos finais do que o autor deseja expressar. Este processo pode assumir diversas formas. A forma que escolher dependerá do estilo ou abordagem da escrita pelo autor. Para alguns escritores, a chave é escrever todas as questões relevantes em uma série de frases ou palavras que expressam alguma grande ideia. Para outros, este processo envolve um conjunto de informações em forma de sentenças. Seja qual for o método do autor, ele será identificado pelo revisor que procurará os desvios que a redação por etapas introduz no texto longo. Construir os parágrafos ou revisá-los pode ser tão complexo quanto qualquer outro elemento de coerência e coesão do texto. Quaisquer inconsistências ou outras imperfeições nas estruturas de parágrafos podem causar desvios interpretativos. Cada parágrafo em deve ser:
  • Unificado: todas as sentenças devem se referir à ideia principal (ou tese) do segmento de texto que ele integra;
  • Coerente: as sentenças devem ser organizadas de modo lógico e devem seguir um plano definido de desenvolvimento; 
  • Bem desenvolvido: cada ideia discutida no parágrafo deve ser explicada e apoiada adequadamente por evidências e detalhes que trabalhem junto para explicar a ideia central.
A revisão da estrutura parágrafos é mais que juntar ou separar poucas sentenças no mesmo segmento do texto. É um processo que reconsidera intrincadas ligações entre várias ideias. Estas ligações, em última instância, criam uma ideia única que reverbera pela dissertação, tese ou artigo inteiro.
Há muitos componentes diferentes no modelo de desenvolvimento de parágrafos apresentado aqui. Todos os seus parágrafos devem ter uma ideia central, a ideia deve receber argumentos e explicação, a explicação deve ser mostrada em exemplos, que devem ser, por sua vez, também explicados. Aquela ideia deve ser reiterada enquanto se o leitor prepara para o parágrafo seguinte. Conhecer e utilizar esses componentes ajuda o revisor no aperfeiçoamento do texto, fazendo que ele corresponda melhor à intenção do autor, aumentando a compreensão e credibilidade do texto.
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