27 de maio de 2014

Editoração de tese e dissertação

A editoração de um trabalho acadêmico longo, como teses e dissertações, requer cuidados especiais com o fluxo da editoração: formatação e revisão.

Ilumine seu texto revisando e formatando na Keimelion.
Deve-se pensar em tudo
à hora de finalizar a tese.
Em geral, quando se está prestes concluir um mestrado, não se tem experiência com os pequenos problemas que se enfrentam para a editoração da dissertação; aqui vou tratar ligeiramente deste processo – o que vale também para a tese, em outra etapa. 
Editoração, antes de tudo, são os procedimentos de formatação, diagramação, revisão, aprovação (do leiaute), impressão e depósito do texto. Quando chega a hora de concluir o doutorado, a experiência anterior costuma ser de pouca utilidade: tudo já mudou, as regras, os colaboradores, o orientador. Aqui vamos delinear, segundo nossa experiência de mais de uma década com teses e dissertações apresentadas a inúmeras instituições; alguns procedimentos que, na sequência apresentada, podem facilitar a vida dos autores.
 

Revisar e formatar a dissertação na Keimelion é segurança.
O fluxograma de finalização da tese evita problemas
na última hora. Esteja atento aos procedimentos.
A primeira coisa que o autor precisa fixar é que esses processos demandam tempo. Tenha em mente que não existe revisão rápida e que revisores têm um limite diário de horas de trabalho além do qual a fadiga compromete a qualidade do serviço. A segunda é que a formatação de um trabalho grande não é algo que se faça sem certa prática e muito conhecimento do programa editor (Word), pois algumas das funções requeridas são de usuário avançado. Por tudo isso, precavina-se: procure o revisor com antecedência, estude com ele o cronograma (ele precisa estar disponível quando você terminar sua redação), pois você poderá não encontrar nenhum de última hora, ou ser forçado a escolher qualquer um – nem sei o que é pior!
Leia na íntegra e veja bem o fluxograma no documento que se segue; fique à vontade para baixá-lo e distribui-lo se achar bom.



Editoração de tese e dissertação