2 de abril de 2013

Palavras-chave em artigos científicos

Ao se escrever um artigo científico, sempre surge a necessidade de indicar as palavras-chave para que ele seja localizado facilmente; mesmo com o advento dos mecanismo de busca, que varrem completamente os textos, ainda há a necessidade e a utilidade de que tais termos sejam indicados convenientemente. Ocorre que a indicação de palavras-chave não se esgota com a análise posterior à redação e eleição de alguns termos para serem indicados depois do resumo, sob esse pretexto. As palavras-chaves devem estar em vários pontos do texto e em lugares estratégicos e na quantidade pertinente.
A melhor revisão de textos não pode ser barata.
Escolha, use e posicione adequadamente
as palavras-chave. Elas não são mera
burocracia acadêmica.
Ter um artigo veiculado na internet é uma estratégia muito eficaz para direcionar o tráfego para sua produção mais importante, a tese ou livros, por exemplo. Usando eficazmente as palavras-chave em cada artigo você pode facilmente aumentar a quantidade de leituras e citações que recebe. Colocando adequadamente as palavras-chave você simplesmente torna mais fácil o artigo ser encontrado pelas máquinas e pelas pessoas.

Esta rotina de três etapas ajuda a assegurar que a escolha e posicionamento das palavras-chave maximize a quantidade de tráfego atraído ao texto:

  1. Escolha das palavras-chave: elas devem ser termos que remetam ao conteúdo e à área do conhecimento, podem ser palavras ou expressões, quanto mais breves melhor, preferencialmente no singular, hierarquizadas do mais genérico ao particular, em número suficiente para apresentar o conteúdo. Se o número delas for limitado, a primeira deve ser a mais genérica, a última a mais específica.
  2. Palavra-chave primária: é a palavra-chave principal, obviamente, deve ter muita relevância para o conteúdo do artigo, mas não será necessariamente a mais específica. Uma vez selecionada, é importante usar esta palavra-chave ou locução no próprio título do artigo, indicando o assunto do texto. Se for possível, tente usar esta palavra ou frase ainda no primeiro parágrafo, na primeira linha, se couber.
  3. Palavras-chave secundárias: Essas palavras-chave ou frases devem ser relevantes para o conteúdo do seu artigo, especificar o objeto, podem ocorrer no subtítulo do texto. Essas palavras-chave devem ser usadas no primeiro e último parágrafos do artigo em si. Isso não significa que você não pode nem deva usá-las em outro lugar, mas a menção nos parágrafos de abertura e de encerramento gera maior impacto nas leituras. Essas colocações favorecem os mecanismos de busca (como o Google). Isso resulta que seu artigo será listado antes em qualquer busca de conteúdo como o seu. É importante observar que não se dever abusar no emprego de palavras-chave no conteúdo. Primeiro porque o texto ficaria feio, depois, os mecanismos de busca vão interpretar essa ação como “abuso” e punir com baixa exibição nos resultados da pesquisa.
Compartilhe