13 de dezembro de 2012

Destranque a sua tese

As tarefas e os dissabores da redação de uma tese são mais ou menos semelhantes para todos que se entregam a essa tarefa. Aqui apresentamos um pouco de ironia e de humor, bem fundamentado, sobre essa pesada messe. Divirta-se um pouco, se está redigindo uma tese, dissertação, ou se já passou por isso. Veja se não é bem por aí.
Nunca deixe a revisão da dissertação para a última hora.
Não se deixe destruir pela sua tese.

***

"Nossa Senhora Destrancadora das Teses, em ti confiamos para a proteção contra o Exu Tranca-Tese. Proteja-me de: queimação de pen drive; bibliografia em alemão; visita fora de hora; linha no Word que não sobe com o ‘del’; fotocopiadora quebrada. Dá-me: encontros com o orientador no corredor da universidade e livro emprestado com data de devolução para 2050.

Ah, Senhora, livra-me também das perguntas indiscretas, das dúvidas fora de hora, e das certezas idem. Ajuda-me a lembrar os nomes dos autores e da pronúncia deles, assim como do modo como se faz a notação de revistas.

Eu sei que a Senhora vai me dar uma luz bem forte e lançar, como num passe de mágica, artigos que abram meu cérebro tão debilitado por tamanha pressão.

Nossa Senhora, livrai-me de pensamentos acerca de minha tese durante o meu sono. Que eu possa dormir o sono dos justos, impunemente, sem que eu tenha que me levantar ou acender a luz para anotar insights invasivos que detonam minha mente quando preciso descansar para mais um dia de batalha! Que tais pensamentos venham na hora certa, quando me sento diante do meu PC, e que eu não me torne um zumbi. E que eu não perca mais que 10 quilos até a defesa... 

Faz, Senhora, com que eu tenha os melhores revisores a tempo de estar tudo certinho antes do depósito, se possível, que todo o trabalho possa ser formatado e revisado na Keimelion. Para tanto, reserve com eles um espaço naquela agenda sempre lotada, se eu fiz por merecer.

Ó Senhora, desperta no meu orientador uma enorme vontade de ler minha tese. Que ele a leia com olhos vigilantes, para não deixar passar nenhuma monstruosidade, mas também com olhos piedosos, para me ajudar a enfrentar a banca. E que a banca, Senhora, mesmo me dando os apertos que achar necessários, ao final assine a poderosa ata, redenção final dos meus inúmeros pecados.

Minha Santa querida, já que eu fiz esta escolha na minha vida, já que ela é meu sonho e me sinto na obrigação de terminar, dá-me força e sabedoria pra não esganar um!" Que assim seja: Amém!!!" (Achado por aí, s.n.t.)

5 de dezembro de 2012

Frases que não dizem nada

Quando a frase não disser nada de útil,
elimine-a do texto sem piedade.
O tempo todo encontramos nos trabalhos acadêmicos frases que não dizem absolutamente nada, ou que dizem algo, mas cujo sentido real não é exatamente aquilo que estão dizendo.
Aqui uma lista de frases, veiculadas no Facebook que ilustram esse tipo de redação, a ser evitada, evidentemente. Nada como um pouco de comédia para chamar a atenção de quem redige sobre o que está sendo escrito.
Aproveitem para rir um pouco e para pensar no sentido real de cada frase e em sua necessidade.
Vale para quem está escrevendo e para quem está lendo!
A autocrítica ponderada é o melhor preventivo contra a crítica destrutiva.

Compartilhe

Revisão e formatação de teses e dissertações há mais de quinze anos.

Informações de preços, serviços e condições.
São Paulo: +55 (11) 3042-2403 Rio de Janeiro: +55 (21) 3942-2403 Belo Horizonte: +55 (31) 3889-2425
Brasília: +55 (61) 4042-2403 Porto Alegre: +55 (51) 4042-3889 Skype: keimelion
Solicite orçamento sem compromisso, enviando o texto para nós.
Não elaboramos trabalhos de graduação ou pós. Não insista.