30 de agosto de 2012

Revisão de texto é Keimelion

Revisão de texto é Keimelion, mas o que é Keimelion? É a forma grega da palavra cimélio:
Rubrica: bibliologia.
Livro raro, de alto valor, tanto por ser exemplar único (incunábulo, edição muito antiga), como por ter características especiais (encadernação, ilustração, ex-líbris).
Para nós, seu trabalho é precioso, raro, único. Daremos a ele tratamento especial e de alta qualidade.
Etimologia:
Do grego: keimêlion (keimhliwn), ou 'bem, posse, objeto que se conserva de lembrança', pelo latim medieval. Plural, cimelìa/órum 'tesouros'. Seu texto é seu tesouro. Para nós, também.

Prática de revisão de textos

Seis princípios que fundamentam a prática da revisão de textos:
O revisor do texto não pode
ser uma ameaça para o autor.
  1. A revisão não deve ser ambígua. É imprescindível que o revisor interfira no texto de forma pontual, precisa e que oriente claramente o autor quanto ao que precisa ser mudado.
  2. As interferências devem ser controladas e visivelmente assinaladas, de modo a que o autor tenha controle direto sobre tudo que tenha sido alterado em seu trabalho.
  3. O autor deve ser estimulado a discutir com o revisor as intervenções sobra as quais tenha dúvida, para compreendê-las e decidir sobre elas. A reflexão sobre os usos da língua representa uma forma de análise linguística.
  4. Deve-se intervir o mínimo necessário em cada texto. A  autoestima linguística do autor é fundamental para que ele persevere em suas produções escritas. 
  5. O revisor deve estar predisposto a aceitar o texto do autor. Acolher as possibilidades de produção do autor significa compreender seu perfil e a função do texto. 
  6. A revisão deve ser adequada à necessidade do autor. De nada adianta corrigir todos os aspectos linguísticos e discursivos se o autor não compreende as interferências e nem as aceita.

Listas sêxtuplas ou múltiplas de quaisquer grandezas são apenas artifícios enunciativos; geralmente ficam incompletas e devem ser compreendidas como recurso didático. É o que ocorre aqui: há muito mais que esses seis pontos a se considerar, mas meia dúzia de ideias se fixam melhor que um sem número delas.

Revisão e formatação de teses e dissertações há mais de quinze anos.

Informações de preços, serviços e condições.
São Paulo: +55 (11) 3042-2403 Rio de Janeiro: +55 (21) 3942-2403 Belo Horizonte: +55 (31) 3889-2425
Brasília: +55 (61) 4042-2403 Porto Alegre: +55 (51) 4042-3889 Skype: keimelion
Atendemos em horário comercial estendido.
Solicite orçamento sem compromisso, enviando o texto para nós.
Não elaboramos trabalhos de graduação ou pós. Não insista.