27 de fevereiro de 2012

Antártida ou Antártica?

A questão da forma correta do nome do Continente Antártico ressurgiu esses dias com o incêndio da estão brasileira por lá. Antártida ou Antártica? Há quem advogue que apenas a primeira grafia é correta, mas não há nenhum ponto passivo no caso, e entendemos que haja aceitação para ambas as alternativas, com boas bases. Afinal, o que "determina" um toponímico? Não há certidão de nascimento, não há VOLP, não há senão o uso e o abuso ou a etimologia.
O continente do Polo Sul ainda não tem "dono" definido.
Pelo crivo geral e inseguro da Wikipédia, temos: O topônimo Antártica ou Antártida tem sua origem no latim tardio antarctĭcus que, por sua vez, deriva do grego antigo ανταρκτικός, que significa literalmente "oposto ao Ártico" (antiártico). A versão oficial em português brasileiro do Tratado da Antártida, publicada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, emprega a forma "Antártida". No português (de Portugal) pré-AO90, a única forma do topônimo admissível, dicionarizada e enciclopédica em Portugal era Antárctida, tomando então o adjetivo a forma antárctico/antárctica (substantivado em [Oceano] Antárctico).
Pois bem, dicionários não trazem toponímicos, mas os usam; senão vejamos:
HOUAISS
estrigídeos/ n substantivo masculino plural/ Rubrica: ornitologia.
3 fam. de corujas, com ampla distribuição nos continentes, exceto na Antártica, (...)
falciformes/ n substantivo masculino plural/ Rubrica: ornitologia.
3 ordem de aves de rapina, encontradas em todos os continentes, exceto na Antártica (...)
grou/ substantivo masculino Rubrica: ornitologia.
design. comum às aves da fam. dos gruídeos, encontradas em planícies e zonas pantanosas de todo o mundo, com exceção da América do Sul e Antártica (...)
==> Três abonações para ANTÁRTICA (e há várias outras)
continente/ substantivo masculino/ 5 Rubrica: geografia.
vasta extensão de terra cercada pelas águas oceânicas, correspondendo a cada uma das divisões tradicionais da Terra: Europa, Ásia, África, América, Oceania, Antártida
gondwana/ substantivo feminino/ Rubrica: geologia.
continente hipotético que teria existido no hemisfério sul, unindo num só bloco a Índia e a África, segundo Eduard Suess (em 1900), e cuja fragmentação, durante o Mesozoico (entre 225 milhões e 65 milhões de anos), teria originado a América do Sul, a África do Sul, a Índia, a Austrália e a Antártida (...)
==> Duas abonações para ANTÁRTIDA (e não há nenhuma outra)
O dicionário sequer se dá ao trabalho de uniformizar o registro. Portanto o que ocorre é inequívoca duplicidade. Não vejo nenhuma base para não se aceitar Antártica - de preferência, bem gelada.
 

Informações de preços, serviços e condições.
São Paulo: +55 (11) 3042-2403 Rio de Janeiro: +55 (21) 3942-2403 Belo Horizonte: +55 (31) 3889-2425
Brasília: +55 (61) 4042-2403 Porto Alegre: +55 (51) 4042-3889 Skype: keimelion
Atendemos em horário comercial estendido.
Solicite orçamento sem compromisso, enviando o texto para nós.
Não elaboramos trabalhos de graduação ou pós. Não insista.