20 de janeiro de 2012

Revisão de artigos científicos: complexidade textual

No panorama da revisão de artigos científicos, o tema da complexidade textual (CT) integra estudos sobre Leitura, incluindo pesquisas sobre compreensão e estratégias de leitura, sobre tipificação de leitores e sobre elementos linguísticos associados a dificuldades de compreensão de leitura.

Complexidade de artigos científicos
é fator a ser administrado.
Esta postagem apresenta fragmentos adaptados de
Maria José Bocorny Finatto

Embora esses estudos tenham gerado importantes contribuições, como a distinção entre complexidade informativa e complexidade linguística, permanecem escassos, no Brasil, os trabalhos baseados em corpora, realizados com grandes extensões de dados e apoio informatizado, dedicados a reconhecer características estruturais globais de textos mais ou menos complexos em função das habilidades ou condições de determinados tipos de leitores.
Essa escassez, conforme se pode interpretar, está relacionada a dois fatores. Primeiro, ao relativamente recente enfrentamento do objeto texto, geralmente preterido em função de enfoques dedicados a frases, palavras ou expressões sintagmáticas. Segundo, a uma pouca experiência com a manipulação computacional de grandes corpora, algo recente no âmbito dos Estudos da Linguagem no nosso país.
Considerando toda uma diversidade de fatores que poderiam ser evocados para indicar prováveis condicionantes da CT em textos especializados de diferentes perfis e as características dos gêneros ou dos registros envolvidos, pela conjunção de referenciais, parece ser possível realizar um movimento de reavaliação sobre a complexidade de textos que tenham mais ou menos terminologias – além de outros elementos, naturalmente.
Um item de destaque, nesses sistemas de medidas, é o índice Flesch (que pode ser obtido pelos usuários do Word). É uma das diferentes medidas de complexidade do texto associada à sua inteligibilidade para diferentes tipos de leitores. O resultado é um número de 0 a 100 que é assim mensurado (com a devida adaptação para o sistema escolar brasileiro feita pela equipe PorSimples):
  • muito fáceis índice entre 75 - 100, textos adequados para leitores com nível de escolaridade até a quarta série do ensino fundamental
  • fáceis índice entre 50 - 75, textos adequados a alunos com escolaridade até a oitava série do ensino fundamental
  • difíceis índice entre 25 - 50, textos adequados para alunos cursando o ensino médio ou universitário
  • muitos difíceis índice entre 0 - 25, textos adequados apenas para áreas acadêmicas específicas 
Veja outros artigos: A profissão do revisor de textosEm busca do texto perfeito - Informações gerais sobre nossos serviços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa página no Facebook e garanta 10% de desconto sobre o orçamento.

A necessidade de revisão:

Todo trabalho escrito, uma vez concluído, deve ser submetido a um revisor que não tenha interferido em nenhuma etapa de sua produção.

O autor, devido a sua familiaridade com o assunto e proximidade ao texto, quase sempre comete lapsos e equívocos que ele próprio não identifica em sucessivas leituras de seu trabalho.

Mesmo os orientadores acadêmicos formalmente responsáveis pelo acompanhamento da produção, pelos mesmos motivos anteriores, estão sujeitos a tais enganos e lapsos. É necessário que as revisões sejam feitas por profissionais experientes, compromissados com prazos e munidos dos recursos mais modernos da informática no apoio à revisão.

Keimelion - revisores de textos. Clique no banner para ver as postagens mais recentes.

Keimelion - revisores de textos. Clique no banner para ver as postagens mais recentes.
Revisão de dissertação ou tese conosco tem a garantia de mais de dez anos de experiência.

Keimelion, revisores acadêmicos

A Keimelion é especializada em revisão de textos de todos os gêneros literários e científicos: teses, dissertações, monografias, artigos, relatórios; fazemos também a preparação de textos, composição, criação de capas e providenciamos a edição de trabalhos acadêmicos em forma de livro a ser impresso sob demanda.

A Keimelion possui vasta experiência nos trabalhos que executa, já havendo prestado serviços a prestigiosas instituições, como o Instituto René Rachou, Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa (FUNDEP) e o Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Educativa de Rádio e TV de Ouro Preto (ligada à UFOP), bem como a numerosos pesquisadores, em caráter pessoal.

Para contato telefônico:
Tim: +55(31)9191-5091 / Embratel: (31)3244-1245

Solicite orçamento sem custos para você:
Em nenhuma hipótese elaboramos trabalhos de graduação ou pós.
Pesquisa personalizada