10 de maio de 2009

Campus, campi - plural de estrangeirismos


Palavras estrangeiras que visitam nossos textos são flexionadas em número exatamente como na língua de origem. As palavras que se mudam para nosso idioma costumam adotar nossas formas corriqueiras de flexão.
Exemplo dessa situação é a palavra campus, latina, que é corriqueira no linguajar acadêmico. Vejamos o que nos diz Dad Squarizi a respeito:




Leia ainda neste blog: Vírgula - Ponto e vírgula - Emprego do verbo haver

7 de maio de 2009

Modelo de revisão da Keimelion

Um documento revisado por nós, demonstrando como mantemos os controles de alteração nos textos que revisamos. São recursos simples, disponíveis em qualquer editor de textos moderno, mas que raros revisores empregam. Eles permitem o acompanhamento completo, pelo autor, de todas as interferências efetuadas em seu trabalho, possibilitando a discussão de qualquer tópico em que haja dúvida.

Modelo de revisão Modelo de revisão Publio Athayde

5 de maio de 2009

Conceito de revisor de textos

Conceito de revisor de textos
“O revisor se define não por seus conhecimentos, mas por seu perfil psíquico. A revisão é mais que uma profissão: é uma neurose. Esta neurose se caracteriza como uma espécie de sacrifício consentido (desejado) pelo revisor ; é um tributo à saúde (qualidade) da edição. O revisor se oferece, sempre, em sacrifício à Deusa do Idioma [Francês], portanto, todos aqueles que se dedicam a esse ofício nunca serão normais. (…) Para o revisor, o importante não é o que ele sabe, mas o que ele está consciente de não saber ou, pelo menos, não saber totalmente, e que por isso exige permanente verificação. (…) O revisor não lê como todos os demais homens lêem, ele fotografa a palavra visualmente (…) O exercício da profissão do revisor pode ser descrito, perfeitamente, como uma “leitura angustiada”. O seu trabalho é, justamente, evitar que todos os outros seres humanos necessitem fazer essa leitura angustiada.” (La lecture angoissée ou la mort du correcteur - S. Brissaud, tradução de Sandra Baldessin. )


Keimelion, revisores acadêmicos

Nossos telefones:
São Paulo +55 (11) 3042-2403
Rio de Janeiro +55 (21) 3942-2403
Belo Horizonte +55 (31) 3889-2425
Skype: keimelion
Solicite orçamento sem compromisso, enviando o texto para:
keimelion@gmail.com
Não elaboramos trabalhos de graduação ou pós. Não insista.