![]() |
| ABNT e referências |
Há que se distinguir o que normalmente se confunde:
Referência bibliográfica é o conjunto de indicações que possibilitam a identificação de documentos, publicações, no todo ou em parte. Referência: “‘Nota informativa de remissão’ (em publicação); ‘fonte de esclarecimento’ (para o leitor)” (AURÉLIO).
Bibliografia é o conjunto de obras pesquisadas a que o leitor pode recorrer para aprofundamento sobre o assunto do trabalho. “Documento que apresenta lista de referências bibliográficas, usadas em ordem alfabética, relativas a um ou mais assuntos. Parte de uma obra na qual se listam as referências bibliográficas de obras recomendadas para leitura complementar” (AURÉLIO).
Confundem-se também referência e citação, por proximidade e contaminação, mas vale observar que são coisas bem distintas.
- Formas de referência
Não há menção na NBR 10520 para que os nomes dos autores no corpo do texto devam aparecer em maiúsculas ou versalete, todos os exemplos da NBR 10520 estão com apenas a primeira letra em maiúscula, mas essa prática é difundida e entendemos haver justificativa: facilita visualmente a localização dos autores no texto.
- Referência completa
Exemplo:
“… a democracia tem a demanda fácil e a resposta difícil; a autocracia, ao contrário, está em condições de tornar a demanda mais difícil e dispõe de maior facilidade para dar respostas” (BOBBIO, Norberto. Il futuro della democrazia, in: Nuova civiltà delle machine, II, verão, 1984, pp. 11-20 – trad. bras. de Marco Aurélio Nogueira, São Paulo: Editora Paz e Terra, 7ª ed. revista e ampliada, 2000, p. 49, apud RIBEIRO, Wladimir Antonio. Em busca do federalismo perdido. Coimbra: Dissertação de Mestrado, Universidade de Coimbra, 2001, p. 52).
É claro absurdo fazer referência assim: ela é muito maior que a própria citação. Além disso, é referência indireta: Bobbio citado por Ribeiro; traz mais informações que o necessário: o tradutor é informação raramente pertinente.
- Referência abreviada
“Com base em BEAVER (1981:50) é possível identificar algumas relevantes conseqüências econômicas da informação contábil…” (MARTINEZ, 2001:18).
O nome do autor e os dados numéricos podem vir dentro ou fora dos parênteses, dependendo de integrar ou não o texto.
- Referência codificada
Pode ser usada ainda quando o autor se refere inúmeras vezes ao mesmo trabalho, de forma específica ou generalizada: como FOLHA ou AURÉLIO, neste trabalho, para referir ao Manual de redação da Folha de São Paulo ou ao Dicionário Aurélio eletrônico – Século XXI.
- Referência numerada
- Localização das referências às citações
No texto: A referência vem logo após o texto, conforme os exemplos acima, ou antes da própria citação, para benefício do leitor, quando se tratar de referência a trabalho ou idéias de autor único.
Exemplo:
“A horticultura é a principal atividade econômica desenvolvida no município de Mário Campos. Segundo a EMATER-MG (1999:4),
‘… a agricultura do município envolve aproximadamente 1.200 trabalhadores (meeiros, parceiros, arrendatários, proprietários, diaristas, atravessadores) que estão diretamente ligados à produção agrícola, garantindo a sobrevivência de 235 famílias’” (Apud RODRIGUES, 2002:53).
- Referência em pé-de-página
“Todavia, na Alemanha, ‘as bases naturais do federalismo se debilitaram progressivamente’ . Visto de outro modo, ‘os pressupostos da formação da unidade federativa: uma diferenciabilidade dada dos Estados-membros, cuja individualidade, pela construção federativa, deve ser conservada, assegurada e unida para a colaboração comum na unidade do Estado-total, na República Federal da Alemanha, em grande parte deixaram de existir’” (Apud RIBEIRO, 2001:50).
- Ao final de cada parte, capítulo ou do trabalho
![]() |
| Manual de redação |
A matéria deste post e muito mais sobre redação, especialmente a destinada às universidades, está em nosso manual.
Nosso Manual Keimelion 2010 para redação acadêmica facilita a produção de textos científicos, fornece elementos para que os aspectos linguísticos e formais não constituam obstáculos ao trabalho. Dá indicações de procedimentos e sugestões de apresentação dos trabalhos.
Edição revisada, ampliada e atualizada pela nova ortografia. Disponível para aquisição. Você pode comprar neste link.
Recomendo ler neste blog:
Dicas de resumos de trabalhos acadêmicos
A relevância da introdução
Portfólio de trabalhos da Keimelion
Edição revisada, ampliada e atualizada pela nova ortografia. Disponível para aquisição. Você pode comprar neste link.
Recomendo ler neste blog:
Dicas de resumos de trabalhos acadêmicos
A relevância da introdução
Portfólio de trabalhos da Keimelion

